Na última terça-feira, dia 1º de dezembro, a sonda robótica Chang'e-5 chegou à Lua e pousou com sucesso para coletar amostras de rocha e poeira lunar, e por fim trazer para a Terra. A missão tem como alvo inspecionar um local chamado Mons Rümker que é uma formação vulcânica isolada localizada na parte noroeste do lado mais próximo da Lua.

Durante os próximos dias, a sonda deve examinar e coletar informações sobre os arredores e reunir materiais da superfície lunar.
Para ter sucesso nesse trabalho, o módulo lunar é integrado de diversos dispositivos, incluindo ferramentas como câmera, espectrômetro, radar, furadeira e até uma colher.

Mons Rümker, Lua.
Mons Rümker, Lua.

A última vez que isso aconteceu, foi há 44 anos atrás, quando a missão soviética Luna 24 coletou e trouxe à Terra cerca de 200 gramas de objetos lunares.

Sobre o lançamento da Chang’e-5

O lançamento do foguete Chang'e-5 ocorreu em Wenchang, no sul da China, no dia 24 de novembro, e todos os chineses puderam acompanhar graças a uma transmissão pela TV. A espaçonave então se aproximou da Lua durante o último final de semana e quando entrou na sua órbita, se dividiu em duas partes, até que por fim, ontem (01), às 12h11 no horário de Brasília, e 23h11 na China, a sonda finalmente pousou no satélite lunar.

Sombra da sonda projetada em superfície lunar antes de sua descida.
Sombra da sonda projetada em superfície lunar antes de sua descida.

Algumas imagens foram captadas durante o pouso, e enviadas imediatamente para a agência chinesa CNSA que confirmou sucesso nessa primeira parte da missão. A NASA se pronunciou sobre a missão, e nas palavras do seu principal oficial de ciências, Thomas Zurbuchen, parabenizou a China e disse que espera que todos se beneficiem sobre as amostras e pesquisas que foram alcançadas durante essa missão. Pelo seu perfil no Twitter, ele disse;

"Quando as amostras coletadas na Lua forem devolvidas à Terra, esperamos que todos se beneficiem de poder estudar essa carga preciosa, o que pode significar um avanço para a comunidade científica internacional".

A missão para análise e coleta de objetos lunares ainda deve durar alguns dias, e depois disso, a sonda deverá retornar à Terra. A viagem de volta deve ser finalizada nas pastagens de Siziwang Banner, na Região Autônoma da Mongólia Interior, na China. Esse é o local onde astronautas chineses também concluem suas missões de pouso.