Hoje a Huawei lança um programa no Brasil que poderá ajudar não seus consumidores, mas todos os brasileiros, o StorySign. Trata-se de uma plataforma desenvolvida originalmente em 2018 para auxiliar na alfabetização de crianças surdas. Para isso, a Huawei utilizou em seu software inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (RA).

Muitas crianças já passam por dificuldades durante o processo de alfabetização, porém no caso das que possuem deficiência auditiva ou são surdas, o transpassar do obstáculo acaba sendo consideravelmente maior. Pensando nisso, a Huawei, juntamente com sua equipe de desenvolvimento de software, criou um aplicativo que consegue traduzir o texto de livros selecionados da Língua Portuguesa para Libras. Desta forma, o StorySign consegue dar vida aos livros para crianças que possuem deficiência auditiva ou são surdas.

O webnair de lançamento do app da Huawei irá acontecer amanhã (10) pela manhã às 10:30 no canal da Huawei Brasil no YouTube. O evento online contará com convidados Andréa Beatriz Messias Belém, coordenadora geral da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação, Antonio Campos, presidente da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), Atilio Rulli, diretor de Relações Públicas e Relações Governamentais da Huawei Brasil, e Filipe Trigueiro Xavier Correia, vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

O app StorySign foi desenvolvido pela Huawei em parceria com a União Europeia de Surdos, a Associação Britânica de Surdos, a Penguin Books e a Aardman Animations, entre outras instituições, permitindo desta forma a criação de diversas histórias clássicas que as crianças adoram. Através da captura de movimentos e animação, a tecnologia implementada no app é capaz de criar personagens virtuais capazes de se comunicar através da linguagem de Libras. Além disto, a Huawei, através da parceria com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - Feneis, pretende entender os desafios da população e encontrar soluções cada vez melhores para deficientes auditivos e surdos.

Para que o programa pudesse tornar-se realidade no Brasil, dois brasileiros foram essenciais. Edílson Andrade, tradutor e intérprete de libras, e Erik Honorato, revisor de línguas, viajaram a Londres e, em parceria com a equipe Huawei, traduziram dois livros infantis para a Língua de Sinais: "Gildo", de Silvana Rando, da editora Brinque-Book, e "A Festa Encrencada", de Sônia Junqueira, da editora Ática. Após este processo, Edílson se preparou para se tornar o "avatar" que conta as histórias brasileiras no app.

Atualmente, o StorySign oferece suporte para 15 línguas diferentes, estando em países como, por exemplo Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Portugal, Austrália e agora no Brasil. Até agora já foram traduzidos para Libras 71 livros, sendo 2 deles brasileiros. O diretor presidente da Feneis, Antônio Campo, diz:

"Estamos muito felizes em implementar o StorySign no Brasil em parceria com a Huawei. O projeto se alinha de maneira muito próxima a uma das nossas principais bandeiras, que é o reconhecimento da cultura surda através da propagação das Libras. O investimento nessa área é realmente importante, já que hoje não temos conteúdo suficiente para crianças com deficiência auditiva e surdas no Brasil e no mundo. Esperamos que essa solução mude para sempre a história da alfabetização de surdos, visto que respeita a Libras enquanto primeira língua."

Como funciona o app StorySign

  1. Uma criança abre um livro de leitura compatível com StorySign na frente do celular, em seguida abre o app e apronta o smartphone para a página.
  2. Um avatar amigável chamado Star contará a história em libras enquanto o aplicativo destaca cada palavra gesticulada.
  3. Dessa forma, o StorySign ajudará as crianças e seus pais a compartilharem o momento de leitura de histórias enquanto aprendem a ler e a falar em libras juntos.

Disponibilidade e lançamento

O app StorySign já se encontra disponível tanto na Play Store (Android) quanto na App Store (iOS).