Durante uma reunião do National Space Council realizada na última quarta-feira (9), a NASA apresentou um grupo seleto de astronautas que serão treinados para participar do programa Artemis, missão que pretende lançar o homem de volta à Lua ainda nesta década de 2020.

Como bem sabemos, a última vez que esse feito histórico aconteceu foi há 50 anos, quando em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin da missão Apollo 11 chegaram à Lua pela primeira vez na história. Com uma singela homenagem e continuação desse projeto ambicioso, a NASA nomeou a nova missão lunar como "Artemis", nome da irmã gêmea do deus grego Apolo.

A equipe Artemis é composta por 18 astronautas, e são divididos em 9 homens e 9 mulheres. Embora todos eles façam parte da equipe que terá participação direta no retorno do homem à Lua, apenas quatro deles serão escolhidos para ir de fato, e somente dois deles poderão caminhar em nosso satélite lunar.

Programa Artemis

De início, a NASA planeja lançar as primeiras missões robóticas a partir de 2021. A primeira missão com humanos a bordo para chegar à Lua estava programada inicialmente para ser realizada em 2028, mas a Casa Branca solicitou à agência espacial que isso seja realizado já em 2024.

Com isso, pode ser que já em 2023, uma possível missão programada Artemis II terá tripulação e será lançada com destino à órbita lunar, mas não pousarão, já que somente depois disso, uma nova seleção deve acontecer para compor a tripulação da missão Artemis III, aquela que deveras terá o pouso na Lua.

Embora a equipe Artemis seja composta de 18 pessoas, na verdade, existem hoje 47 astronautas ativos envolvidos nesse programa, e até o homem retornar à Lua ou a primeira mulher chegar lá, é provável que uma nova seleção seja realizada. Ao anunciar a novidade, Mike Pence, vice-presidente dos Estados Unidos, disse as seguintes palavras;

"...é realmente incrível pensar que a primeira mulher e o próximo homem na Lua estão entre os nomes que acabamos de ler e que podem estar nessa sala agora mesmo. Apresento a vocês os heróis do futuro que vão nos levar de volta para a Lua e além".

Equipe Artemis composta de 18 astronautas nesta primeira seleção. (Imagem: Reprodução/NASA)
Equipe Artemis composta de 18 astronautas nesta primeira seleção. (Imagem: Reprodução/NASA)

Então vamos conhecer a equipe, seguindo a ordem na imagem acima.

Joseph Acaba

Vídeo incorporado do YouTube

Joseph Acaba é um astronauta veterano que já participou em três missões espaciais com um histórico de 306 no espaço. Também é mestre em geologia e foi professor de ciência e matemática. Ele faz parte do quadro de astronautas da NASA desde 2004.


Kayla Barron

Kayla foi escolhida como astronauta em 2017. Ela é uma oficial de guerra submarina, e atua como tenente-comandante da Força Marinha dos Estados Unidos. Bacharel em engenharia de sistemas e mestre em engenharia nuclear.

Raja Chari

Chari é graduado da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, MIT e da Escola de Piloto de Teste Naval dos Estados Unidos. Tem um histórico com mais de 2.000 horas de voo. Ele também faz parte da turma de astronautas escolhida em 2017.

Matthew Dominick

Também chegou à NASA em 2017, e é um piloto de teste da Marinha americana. Ele tem um bagagem com mais de 1.600 horas de voo em 28 aeronaves, 400 pousos com cabo de desaceleração, 61 missões de combate e quase 200 aterrissagens de aviões experimentais.Bacharel em engenharia elétrica e mestre em engenharia de sistemas.

Victor Glover

Glover é um comandante naval da Marinha dos Estados Unidos, e já foi piloto de testes antes de se tornar astronauta em 2013. Graduado na Escola de Piloto de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos, ainda é bacharel em engenharia e mestre em engenharia de testes de voos, sistemas, ciências e artes operacionais militares.

Na missão Crew-1, Glover estava no controle da cápsula Resilience, e atualmente está a bordo da Estação Espacial Internacional como engenheiro de voo.

Warren Hoburg

Conhecido como "Woody", Hoburg é bacharel em aeronáutica e astronáutica e doutor em engenharia elétrica e ciência da computação. Ele era professor no Massachusetts Institute of Technology, antes de chegar à equipe da NASA em 2017.

Jonny Kim

Kim é um médico americano, bacharel em matemática, membro da equipe Navy Seal e astronauta da NASA da turma de 2017. Ele recebeu as Estrelas de Prata e Bronze. Formou-se na Universidade de San Diego e na Escola de Medicina Harvard.

Christina Hammock Koch

Bacharel em engenharia elétrica e física, e mestre em engenharia elétrica. Koch chegou à classe de astronautas da NASA em 2013, e é a mulher que alcançou o voo mais longo da história, com uma vasta experiência de 328 dias no espaço e seis caminhadas espaciais.

Kjell Lindgren

Lindgren é um médico e astronauta norte-americano. Formado em biologia pela Academia da Força Aérea dos Estados Unidos e em medicina cardiovascular pela Universidade do Colorado. Antes de se tornar astronauta, Lindgren era cirurgião de voo de suporte nas missões da estação espacial e do programa dos ônibus espaciais. É um dos mais antigos da classe de astronautas ativos na NASA, chegando a ser selecionado em 2009. Possui um histórico de passar 141 dias no espaço.

Nicole A. Mann

Bacharel e mestre em engenharia mecânica, Mann é uma astronauta da NASA da turma de 2013. Além disso, ela é tenente-coronel do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Originalmente de Penngrove, ela é formada pela Academia Naval dos Estados Unidos, Universidade Stanford e da Escola de Piloto de Teste Naval dos Estados Unidos.

Anne McClain

McClain é uma engenheira, oficial militar e astronauta norte-americana desde 2013, possui a marca de passar 204 dias no espaço e realizou duas caminhadas espaciais. Ela é aviadora militar sênior e graduada na escola naval de pilotos de teste como piloto de helicópteros de teste. Além disso, é bacharel em engenharia mecânica e aeronáutica, e mestre em engenharia aeroespacial e relações internacionais.

Jessica Meir

Meir chegou à classe de astronautas da agência espacial americana em 2013, e de lá pra cá já passou 205 dias no espaço e realizou três caminhadas espaciais, junto de Koch, outra integrante dessa equipe de astronautas do programa Artemis. Bacharel em biologia, mestre em estudos espaciais e doutora em biologia marinha.

Jasmin Moghbeli

Moghbeli é uma piloto de teste dos Fuzileiros Navais americana e foi selecionada como astronauta da NASA em 2017. Formada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Naval Postgraduate School e na Escola de Piloto de Teste Naval dos Estados Unidos.

Kate Rubins

Rubins é uma astronauta norte-americana desde 2009, tornou-se a 60ª mulher a ir ao espaço em 7 de julho de 2016, quando foi lançada do Cosmódromo de Baikonur para a Estação Espacial Internacional a bordo da espaçonave russa Soyuz MS-01. Rubins é bacharel em biologia molecular e doutora em biologia do câncer.

Frank Rubio

Rubio é um piloto de helicóptero, cirurgião de voo e astronauta da NASA da turma de 2017, mas até o momento não realizou nenhuma missão. Bacharel em relações internacionais e doutor em medicina, Rubio foi cirurgião de voos no exército antes de entrar para a NASA.

Scott Tingle

Tingle é um piloto naval, bacharel e mestre em engenharia mecânica e já foi comandante da Marinha dos Estados Unidos e astronauta da NASA desde 2009. Ele já passou 168 dias no espaço e realizou uma caminhada espacial.

Jessica Watkins

Watkins é uma geóloga, ex-jogadora de rugby e astronauta norte-americana da turma de 2017. Bacharel em ciências geológicas e ambientais, e doutora em geologia. Antes de se tornar astronauta, ela foi membro da equipe de ciências do rover Curiosity.

Stephanie Wilson

Wilson é uma astronauta norte-americana veterana, tripulante do ônibus espacial Discovery, onde realizou três missões do programa do ônibus espacial e já passou 42 dias no espaço. Bacharel em engenharia espacial e mestre em engenharia aeroespacial.