Neste final de semana a China lançou seu primeiro satélite experimental com tecnologia 6G. O proposito deste programa é a realização de testes no espaço utilizando espectro de alta frequência (terahertz).

A embaixada da China nos EUA postou no Twitter dizendo que o satélite 6G foi um dos 13 que irão a bordo do foguete Long March-6. O centro de lançamento de satélites de Taiyuan, na província de Shanxi foi o responsável pelo lançamento do satélite de teste 6G.

Segundo as informações, o satélite de teste 6G pesa 70Kg e tem como objetivo realizar medições para os pesquisadores descobrirem o desempenho da transmissão de dados utilizando o espectro de teraherts. Além disso, será testado diversos aplicativos de smart cities (cidades inteligentes), proteção ambiental e previsão de desastres como, por exemplo, para monitorar plantações e incêndios florestais.

Lançamento do satélite chinês para testes 6G. Fonte: Reuters
Lançamento do satélite chinês para testes 6G. Fonte: Reuters

Sem 6G por muitos anos

A tecnologia de internet móvel de próxima geração provavelmente irá demorar vários anos para ganhar especificações formais. Porém, a tecnologia já começou a ganhar impulso com a aparição dos principais participantes da indústria para o desenvolvimento com previsão para 2030.

A Samsung espera iniciar seus testes com a tecnologia de internet móvel já em 2021. O plano da empresa é completar suas pesquisas sobre o padrão até 2028, iniciando logo em seguida um programa de 10 anos para começar a implantar a nova tecnologia de internet móvel.

Em outubro deste ano as operadoras norte americanas Verizon, AT&T, T-Mobile US e US Cellular, fizeram uma parceria sob o nome da Next G Alliance. O objetivo desta aliança é desenvolver a tecnologia 6G e estabelecer a América do Norte como líder global na tecnologia.

No Japão a NTT Docomo iniciou seu desenvolvimento para a tecnologia 6G em janeiro deste ano e tem como meta lançar uma solução comercial até 2030. Enquanto isso, no mês de maio na China tivemos uma parceria estratégica entre a China Unicom e a ZTE para desenvolver o 6G.

O que achou das iniciativas das empresas de telecomunicações para desenvolver a tecnologia de próxima geração da internet móvel? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!