A SpaceX realizou um novo teste utilizando o seu mais novo protótipo da nave Starship, e assim como ocorreu em dezembro passado, o processo de pouso apresentou uma falha que fatalmente fez a nave explodir. O teste foi realizado na tarde desta terça-feira (2), em Boca Chica, no Texas, Estados Unidos.

Batizada como SN9, ela é uma das principais naves da companhia e está no projeto de levar o homem a Marte daqui a alguns anos. Os testes realizados mostraram a decolagem perfeita, onde a nave conseguiu alcançar aproximadamente 10 km de altitude, até por fim se preparar para voltar ao solo.

Nesse processo, a nave tentou fazer uma manobra controlada pela base, a colocando na posição horizontal, justamente para ter um melhor controle sobre a queda até o solo. Porém, uma falha foi identificada quando os motores foram ativados novamente, o que fez a nave voltar a posição vertical e concluir o procedimento em um ângulo totalmente errado, resultando na explosão do protótipo assim que ele tocou no solo.

Confira o vídeo abaixo, a contagem regressiva para o lançamento começa na faixa do 5:15, e a partir de 11:40, a falha no motor rouba a cena até concluir com a explosão.

Vídeo incorporado do YouTube

Leia também:

E agora?

Elon Musk não se pronunciou sobre a falha, mas a SpaceX se prepara para o lançamento do próximo protótipo, o SN10 que inclusive já está na posição de lançamento na base da companhia, como aparece no vídeo acima. Vale lembrar que a SpaceX tem a ambição de usar um desses foguetes para levar os astronautas a Marte, porém, será necessário averiguar o motivo das falhas de operação e corrigi-las.

Após o lançamento da SN8 ocorrido em dezembro passado, a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) solicitou que a companhia investigasse a causa das falhas, até por fim conseguir operar uma nave do lançamento ao pouso com total segurança. A SN9 só foi lançada após a autorização do órgão, mas aparentemente não resolveu os problemas. Muito trabalho ainda está envolvido!