Quase sete meses após seu lançamento, o rover Perseverance, da missão Mars 2020 da NASA, finalmente chega a Marte completando a corrida espacial desse histórico mês de fevereiro. A entrada na atmosfera do planeta marciano foi o momento mais tenso durante todo o processo de pouso que basicamente durou sete minutos, finalizado às 17h56 (horário de Brasília).

Com a chegada desse rover, Marte conta agora com três missões espaciais acontecendo ao mesmo tempo, já que a sonda Tianwen-1 da China e o orbitador Hope dos Emirados Árabes também já chegaram ao local durante a primeira quinzena desse mês. Das três missões, a da NASA é a única que já está sob o solo do planeta vermelho, pois as outras duas têm propostas de pesquisa diferentes.

Para saber o objetivo de cada uma das três missões, confira o artigo que o Oficina da Net preparou (clicando neste link).


Sobre o pouso

Pouco antes da chegada do rover à atmosfera de Marte, o conjunto se partiu, abandonando a parte que o guiou até lá, tornando-se uma espécie de disco voador. Em seguida, o módulo saltou em direção ao solo do planeta a uma velocidade incrível de mais de 20.000 km/h. Essa é uma das partes mais complicadas durante uma missão, já que o impacto e a temperatura podem comprometer diretamente a integridade da nave.

No caso do rover Perseverance, um escudo térmico foi capaz de proteger as altas temperaturas que a parte externa enfrentou, até que ele chegou às camadas mais baixas da atmosfera, podendo então se estabilizar no ar com a ajuda de propulsores automáticos. A partir daí, um paraquedas é acionado para descer o robô até o solo de forma lenta e suave.

Antes de finalmente encerrar sua viagem, fotos foram enviadas para a Terra e divulgada pela NASA. Apenas duas imagens foram coletadas até o momento, já que a transmissão de dados durante a descida geralmente apresenta muita instabilidade, mas no decorrer dos dias, novas amostras devem ser ventiladas na rede. Veja;

Uma primeira olhada para o solo marciano. (Imagem: Reprodução / NASA)
Uma primeira olhada para o solo marciano. (Imagem: Reprodução / NASA)
Sejam bem vindos a Jezero, Marte. (Imagem: Reprodução / NASA)
Sejam bem vindos a Jezero, Marte. (Imagem: Reprodução / NASA)

Leia também:

O pouso ocorreu numa região conhecida como Jezero, uma cratera de 40km de diâmetro e 500m de profundidade. Os dados e amostras coletados neste local servirão para, quem sabe, responder a questão que rodeia a humanidade há milhões de anos: será que existe/existiu vida em Marte?

Finalmente em solo firme, o Perseverance dá início a pesquisa que pode buscar sinais de vida no planeta, seja de um grande ou até um pequeno ser. Desde a primeira missão, esse é o quinto rover lançado pela NASA com destino a Marte. O time completo é composto por Sojourner (1997), Spirit (2004), Opportunity (2004) e Curiosity (2012) - todos ainda presentes em algum lugar do planeta, mas apenas o último ainda mostra algum sinal de vida.