Fevereiro promete ser um mês histórico para a ciência e astronomia, já que Marte vai receber três missões diferentes vinda da China, Emirados Árabes e Estados Unidos. A novidade que temos hoje está relacionada à missão Hope, que encaminhou para a Terra neste domingo (14) a primeira foto do planeta vermelho, confirmando a sua entrada na órbita de Marte.

Essa é a primeira missão dos Emirados Árabes que evidencia o avanço de sua tecnologia e recursos para esses propósitos, o que causa muito orgulho para o país. Pelo Twitter, o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan falou sobre esse feito histórico.

O Oficina da Net fez uma tradução livre sobre as palavras do príncipe;

"A transmissão da primeira imagem de Marte da Hope é um momento decisivo em nossa história e marca a adesão dos Emirados Árabes Unidos às nações avançadas envolvidas na exploração espacial. Esperamos que esta missão leve a novas descobertas sobre Marte que beneficiem a humanidade."

Com o sucesso da missão Hope, os Emirados Árabes tornou-se o quinto país da história a conseguir chegar a Marte, e o primeiro do mundo árabe. O objetivo desta sonda é analisar a dinâmica climática da atmosfera do planeta, o que basicamente será realizado durante todo o ano marciano, isto é, 687 dias.

Com o resultado obtido, os especialistas pretendem descobrir mais sobre como a energia e as partículas - como o oxigênio e o hidrogênio - se movem pela atmosfera de Marte, e consequentemente poder responder às perguntas sobre a evolução do planeta durante todos esses anos.

Corrida espacial

Três missões tem Marte como destino, e a Hope é a segunda a chegar no planeta durante essa corrida espacial. Na última quarta-feira (10), a sonda Tianwen-1 da China chegou à órbita do planeta vermelho, e para comprovar, enviou uma foto em preto e branco. No dia 18 de fevereiro, próxima quinta-feira, é a vez do rover Perseverance da NASA orbitar na atmosfera marciana.

Para saber mais sobre o propósito de cada uma das missões, preparamos uma matéria que fala exatamente sobre isso. Confira;