A sonda Solar Orbiter conseguiu capturar algo que nós não vemos todos os dias. Em um vídeo com o tempo total de 22 horas, é possível identificar três dos oito planetas que formam o nosso Sistema Solar. A gravação das imagens ocorreu no dia 18 de novembro de 2020.

Note na imagem que três pontos brilhantes ganham destaque, sendo Vênus o maior e mais brilhante, acompanhados de mais dois pontos brilhantes na parte de baixo da imagem, sendo um deles a Terra e o outro Marte. No momento dessa gravação, a sonda estava indo em direção a Vênus e de forma indiscutível, é possível perceber a brilhante luz do Sol.

Vênus é o ponto brilhante em maior destaque, seguido por Terra e Marte no canto inferior da imagem.
Vênus é o ponto brilhante em maior destaque, seguido por Terra e Marte no canto inferior da imagem. (Imagem: ESA/Nasa/NRL/Solar Orbiter/SolOHI)

Conheça a Solar Orbiter

A Solar Orbiter é uma sonda construída em uma união entre a NASA e a Agência Espacial Europeia. Lançada em 10 de novembro de 2020, ela foi desenvolvida para observar a nossa estrela hospedeira, o Sol, a fim de poder obter detalhes mais precisos.

Sonda Solar Orbiter. (Imagem: NASA)
Sonda Solar Orbiter. (Imagem: NASA)

Além de conseguir capturar esse feito inédito reunindo Vênus, Marte e Terra em um só quadro, a sonda já foi utilizada para observar o Sol mais de perto, onde foi constatado a presença de fogueiras, fenômeno até então desconhecido, e abrindo espaço para a teoria de processos estelares constantes em sua superfície.

Não somente isso, mas a sonda aproveita para analisar qualquer fato que esteja relacionado a condições do espaço ao seu redor, como partículas que saem do Sol para o espaço e assim por diante. Esse estudo tem ajudado os cientistas a entender o nível de temperatura que é capaz de prejudicar as comunicações e a tecnologia na Terra.