Não é de hoje que asteroides circulam ou simplesmente passam por nossa órbita, a NASA tem observado e rastreado o movimento dos asteroides desde que foi criada. Um impacto de asteroide tem o potencial de destruir a vida em um planeta inteiro, portanto, os asteroides têm sido um objeto de medo para todos nós. Atualmente, a NASA está rastreando o curso de centenas de asteroides que podem ser potencialmente perigosos para a vida humana na Terra.

Para este mesmo propósito, a NASA implantou vários satélites de observação de asteroides. A agência espacial também mantém um registro de seu movimento com a ajuda dos dados de observação de asteroides da NASA em seu site oficial.

Lindley Johnson, oficial de defesa planetária da NASA, disse em um comunicado em seu site oficial: "O primeiro passo para parar um asteroide potencialmente perigoso é encontrá-lo. Existem literalmente centenas de milhares de asteroides por aí, e queremos separar aqueles que devemos observar de perto e monitorar ao longo do tempo."

Johnson revelou que até agora, há 2.078 asteroides potencialmente perigosos no catálogo da NASA. Em outubro de 2022, um asteroide de 800 metros de largura chamado Didymos se aproximará da Terra.

O asteroide será acompanhado por sua lua de 150 metros de largura, que o orbitará. Dado o enorme tamanho de Didymos e sua lua, os telescópios terrestres serão capazes de detectar o asteroide muito em breve. Eles também serão capazes de detectar as mudanças duracionais em sua órbita ao redor do asteroide maior para medir os efeitos do impacto.

O que a NASA planeja fazer com o asteroide?

A NASA programou sua missão DART, para um lançamento em julho de 2021. A missão testará a estratégia da NASA de lançar uma espaçonave de meia tonelada construída pelo Laboratório de Física Aplicada (APL) da Johns Hopkins contra o asteroide que se aproxima (sim você já viu isso em filmes, mas essa espaçonave não é tripulada). Portanto, a agência espacial planejou levar sua espaçonave destruidora de asteroides, a sete milhões de milhas da Terra. A nave espacial do tamanho de um refrigerador se aproximará de Didymos.

No entanto, Didymos não estará no radar da NASA. A missão DART da NASA estará de olho no "Didymoon". Sobre os aspectos físicos do Didymoon, ele é grande o suficiente para destruir grandes cidades. Na página oficial da missão DART da NASA, Megan Bruck Syal do Laboratório Nacional Lawrence Livermore revelou que pouco antes do DART colidir com Didymoon a aproximadamente 14.700 milhas por hora, a espaçonave da NASA lançará uma câmera do tamanho de uma caixa de sapatos inventada pela Agência Espacial Italiana.

A câmera vai testemunhar a colisão da espaçonave com a Didymoon. Ele vai tirar fotos da pulverização de detritos e talvez até da cratera resultante. A colisão pode diminuir potencialmente a órbita de 12 horas da lua em até sete minutos. Novos detalhes não foram divulgados, mas certamente de hoje, até a data dessa possível colisão programada, teremos novas informações a respeito do asteróide "Didymoon".