Marte está sendo requisitado! Três missões diferentes chegaram ao planeta vermelho durante esse mês de fevereiro, e a mais recente se trata da Mars 2020, enviada pela NASA, com um rover e um mini helicóptero. Eles chegaram a Marte na última quinta-feira (18), e neste fim de semana, o drone Ingenuity enviou o seu primeiro relatório de diagnóstico.

Aparentemente, tudo está conforme o planejado, e após o pouso quase perfeito, um sinal foi enviado à NASA confirmando a situação dos sistemas de armazenamento e energia que se encontram prontos para utilização.

Tim Canham, líder de operações do Ingenuity no Laboratório de Propulsão de Jatos da Nasa, explicou em comunicado que tudo parece funcionar bem.

"Ambos parecem ótimos. Com esse relatório positivo, avançaremos com o recarregamento das baterias do helicóptero".

Após a primeira imagem enviada na última semana, o rover Perseverance enviou imagens coloridas e em alta definição sobre esse momento histórico. Confira duas imagens publicadas no perfil oficial da missão no Twitter;

Leia também:


Primeira aeronave terráquea a voar em outro planeta

O drone Ingenuity se parece muito com um helicóptero em miniatura, e pesando aproximadamente 1,8 kg, ele foi carregado na "barriga" do rover Perseverance, mas agora já está do lado de fora, porém amarrado ao robô.

Ele pode ser a primeira aeronave a voar fora da Terra, mas isso deve demorar um pouco para acontecer. Atualmente, ele é alimentado pela mesma bateria do rover, o que vai mudar a partir do momento em que ele for desacoplado. O drone precisará manter-se aquecido se quiser continuar vivo, e para isso ele deve driblar as baixas temperaturas durante as noites de Marte.

A NASA pretende realizar ao menos cinco voos em um período de 31 dias, com cada um deles sendo mais ambicioso que o outro. No primeiro, por exemplo, o Ingenuity deve ficar no ar por apenas 20 segundos para testar a qualidade para voos mais longos e distantes. Isso deve demorar para acontecer, pois o rover está buscando um melhor local para finalmente soltar o drone - é provável que isso aconteça entre 30 a 60 dias.