Pesando apenas 4 libras. (1,8 kg), o Ingenuity é um minúsculo helicóptero movido a energia solar que depende de uma bateria recarregável para manter seus sistemas aquecidos durante a dura noite marciana. Até hoje, a Ingenuidade foi anexada à barriga do Perseverance, alimentando-se do sistema de energia nuclear do veículo espacial para se manter aquecido.

"#MarsHelicopter touchdown confirmado! Sua jornada de 293 milhões de milhas (471 milhões de km) a bordo do @NASAPersevere terminou com a queda final de 4 polegadas (10 cm) da barriga do rover até a superfície de Marte hoje", funcionários do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, escreveu em um anúncio no Twitter . "Próximo marco? Sobreviva à noite."

Agora, o helicóptero está usando sua bateria interna para alimentar um aquecedor vital.

"Este aquecedor mantém o interior em cerca de 45 graus F durante o frio intenso da noite marciana, onde as temperaturas podem cair para até -130 F (menos 90 graus Celsius)," Bob Balaram da NASA, engenheiro-chefe do projeto Mars Helicopter, escreveu em uma atualização de status na sexta-feira (2 de abril). "Isso protege confortavelmente os principais componentes, como a bateria e alguns dos componentes eletrônicos sensíveis, contra danos causados ​​por temperaturas muito baixas."

Espera-se que o Ingenuity faça seu primeiro vôo em 11 de abril, com os dados desse teste chegando à Terra em 12 de abril, disseram funcionários da NASA. O drone de US$85 milhões é o primeiro helicóptero enviado a outro mundo e é projetado para testar tecnologias para futuros veículos voadores em outros planetas. O Ingenuity carrega duas câmeras para documentar seus voos, que também serão observados pelo rover Perseverance.

Se tudo correr bem, o Ingenuity fará uma série de voos cada vez mais longos sobre a cratera de Jezero (onde o rover Perseverance pousou em 18 de fevereiro) durante os próximos 31 dias marcianos, chamados de sóis. Cada vôo não deve atingir mais de 16,5 pés (5 m) e será realizado em uma faixa de vôo de 300 pés (90 m).

A NASA planeja uma série de testes antes desse primeiro vôo para disparar as quatro lâminas do rotor do Ingenuity (elas giram a até 2.537 revoluções por minuto) enquanto o Perseverance observa de uma distância segura. O rover ficará estacionado a uma distância segura de 16,5 pés do drone antes do primeiro vôo.