Fala pessoal, tudo bem? Hoje de manhã o nosso grande amigo @batatabonito, apresentador lá no canal Roda Liso, perguntou se eu dava um jeito de arrumar o mouse dele que tava com problema.

Eu perguntei se o problema era duplo clique, ele disse que não. Perguntei se o mouse estava com falha no registro, também não. Ele só me disse que "tinha algo de errado". Eu pensei, bom, vou aproveitar e gravar um vídeo tutorial disso, talvez possa ajudar alguém que esteja tendo o mesmo problema com esse e outros mouses.

Para diagnosticar o problema, conectei o mouse no Notebook e abri o site Mouse Tester, um site que indica visualmente qual botão do mouse está sendo pressionado, muito útil para diagnosticar problemas. Logo que peguei o mouse pela primeira vez já notei o problema: o clique do botão primário direito está super sensível - basta encostar o dedo no botão que ele já é acionado. Mesmo assim, continuei testando no site para ver se tinha mais alguma coisa mas pelo visto era só isso mesmo. Para resolver esse problema de clique sensível a gente vai precisar abrir o mouse e substituir o switch, e nesse tutorial eu mostrar como que faz isso.

⚠️Cuidado!

Eu só recomendo realizar uma troca de switch se o mouse estiver fora da garantia, já que fazendo isso você arrisca danificar a PCB e estragar o mouse para sempre. Eu só vou abrir e realizar esse processo porque o mouse não é útil para ninguém se o botão direito não funciona direito. Se o seu mouse estiver na garantia, mande uma mensagem com o problema para a empresa, Razer, Logitech, HyperX, seja qual for, que eles normalmente te enviam um mouse novo em poucos dias. Então só faça esse processo aqui em último caso.

Como resolver problema de duplo clique, falha no registro, soltar ao arrastar, etc

1. Primeiro temos de abrir o mouse. Infelizmente os parafusos dos mouses quase sempre estão escondidos embaixo dos feets, então a gente vai ter que removê-los primeiro. Para fazer isso eu vou usar um soprador de ar quente para soltar a cola mas você pode muito bem usar um secador de cabelo ou até mesmo uma toalha molhada bem quente. Se for usar soprador de ar quente, coloque o dedão em cima da parte do sensor assim como eu estou fazendo na imagem abaixo. Assim você protege o sensor e ao mesmo tempo fica sabendo a hora de parar com o ar quente. Quando teu dedão começar a queimar, significa que o adesivo também tá quente o suficiente para soltar a cola;

1
Esquente o adesivo e utilize um cartão de crédito ou palheta de violão para remover o adesivo.

2. Agora a gente consegue ter acesso aos quatro parafusos na parte inferior do mouse. No tutorial a gente vai consertar o mouse Pulsefire Raid, mas quase todo mouse é igual na hora de desmontar. Se tiver com bastante dificuldade nessa parte de abrir o mouse, dá uma procurada ai no YouTube no nome do seu mouse e a palavra "teardown". Se não for um mouse muito desconhecido, com certeza vai ter um vídeo de alguém ensinando a abrir o seu modelo em específico;

2
Desmontando o Pulsefire Raid

3. Depois de desparafusar e desmontar tudo, a gente tem acesso ao que interessa: os dois botões primários. Aqui eu notei que realmente o problema é no switch direito, que ficou super sensível do nada. Esses switches são Omrons 20 milhões, muito populares em mouses da HyperX e estão presentes em quase todos da Logitech. Você já deve ter ouvido que mouse da Logitech costuma ter problema de double click, e o culpado são esses carinhas aqui. Aqui no escritório eu tenho dois switches sobrando, um switch genérico que nem sei a marca e outro da Kailh. A gente vai tirar o Omrom e colocar um desses. Para isso, vamos precisar de um ferro de solda. Se você não tem um desses em casa, recomendo muito comprar, custa uns 20 reais na Amazon e é algo muito útil de se ter;

3
Switches Omrom 20M, os culpados de tudo

4. Eu não manjo quase nada de solda, não fiz curso do SENAI, mas mesmo assim eu consigo me virar e substituir switches de vários mouses. Basta encostar a ponta do ferro nos três pinos que seguram o switch e remove-lo quando a solda ficar líquida.

Dependendo do mouse, é mais fácil ou difícil de remover o switch. Nesse caso aqui, foi um dos mais dificeis que eu já tirei. O Omron simplesmente não queria sair, então gastei um tempão nisso. O importante é ter paciência e persistir.

6
Detesto soldar e sou muito ruim nisso, mas esse processo é tão simples que até eu consigo.

No final o switch saiu todo quebrado, mas não importa porque ele já ia pro lixo de qualquer forma.

5
Encaixes vazios onde soldaremos o novo switch.

5. Agora basta encaixar o switch novo no lugar e pingar uma gotinha de solda em cima. Não ficou como eu queria, mas o importante é que, mesmo ficando feio, funcionou bem. Repeti o teste no mouse tester e tá tudo ótimo. Vamos montar o mouse de novo, parafusar tudo e devolver o mouse para o grande amigo Matheus.

Eu pedi para ele largar os jogos de celular um minutinho e meter umas bala no Valorant, só para garantir que tudo está realmente funcionando como deveria. Se vocês já reclamam lá no canal Roda Liso que o Batata não sabe jogar, saibam que não é muito diferente no PC. Nesse caso aqui, não é culpa do mouse, então tá tudo certo.

Gostou do tutorial? Vou deixar abaixo alguns links de conteúdos referentes a mouses. Dê uma olhada se você curte.