Você comprou o tão sonhado PC gamer e passou o ano todo jogando e se divertindo. Uma forma de garantir que ele continue continue funcionando bem é através de algo que chamamos de manutenção preventiva - quando você cuida do computador para evitar problemas antes que eles acontecam.

Mas de quanto em quanto tempo eu devo limpar meu computador? Depende. Se você mora em uma região muita seca e com bastante poeira, eu diria que é ideal fazer uma faxina geral PC de 6 em 6 meses. Também depende se o computador fica no chão ou em cima de uma mesa, se você tem animais de estimação em casa, carpete, etc.

Se o seu computador estiver super-aquecendo ou fazendo muito ruído, com certeza é hora de considerar uma boa faxina nos componentes internos. Lotadas de poeira, as ventoínhas precisam de uma rotação bem maior para manter a temperatura sob controle, fazendo com que seu Desktop (e notebook) soe como um avião decolando.

Já no quesito pasta térmica, você precisa monitorar a temperatura do seu processador e placa de vídeo para descobrir se é necessária a troca. Se algum desses componentes estiver com a temperatura muito acima do normal, pode ser a hora de trocar a famigerada paste térmica.

Contrário do que muitos pensam, a pasta térmica é uma material sintético que dura vários anos: ficar substituindo ela constantemente não trás nenhum benefício as temperaturas do seu PC.

No meu caso, uma limpeza completa por ano é suficiente, e é isso que fizemos no vídeo.

Como limpar o PC sem usar ar comprimido

Limpando o PC

Quase todo tutorial de limpeza de computador recomenda a utilização de ar comprimido, seja num compressor ou naquelas latinhas. Mas quem é que tem isso em casa, não é mesmo? Do meu jeito, a gente vai limpar o PC inteiro com apenas um pincel comum, um pano microfibra, álcool isopropílico e papel toalha. Tudo isso você já tem em casa ou consegue comprar no mercadinho da esquina.

Já que a gente vai estar fazendo uma limpeza profunda, vamos precisar também de pasta térmica nova para substituir as usadas. Mas isso aí é baratinho, podemos comprar em qualquer loja de e-commerce por uns 20, 30 reais.

Eu convido você a assistir esse vídeo no nosso canal do YouTube, lá eu demonstro passo-a-passo como deixar seu computador limpinho sem usar latas de ar comprimido.

🎬Clique aqui para assistir o vídeo completo!