A internet nunca para de crescer, pois a cada dia, novas pessoas que antes não tinham acesso a rede mundial de computadores, passam a ter a oportunidade de interagir com o mundo inteiro de forma digital. E, esse aumento de usuários de Internet reflete diretamente nas redes sociais, em especial o Facebook, que é a maior rede social do mundo. Mas, aonde se encontram a maioria dos usuários do Facebook?

O site lançado por Mark Zuckerberg e seus colegas de Harvard em 4 de fevereiro de 2004, no começo era apenas uma rede social limitada aos estudantes de Harvard. Mas, logo que foi estendido para outras instituições de ensino nos EUA, teve um rápido crescimento. A rápida ascensão do Facebook entre os jovens convenceu Zuckerberg e seus colegas a flexibilizar as regras de participação, e permitir que qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, criasse uma conta. Para participar do Facebook, basta ter acesso a internet e ter mais de 13 anos de idade.

O fato de o Facebook poder ser acessado em desktops, tablets, notebooks, smartphones e uma variedade de dispositivos móveis, impulsionou o crescimento dessa rede social. Atualmente, podemos dizer que o Facebook é uma das formas mais populares de se conectar com amigos, familiares e pessoas com ideias semelhantes às suas, independente de qual parte do mundo sejam.

Podemos dizer que o Facebook está a caminho de substituir chamadas telefônicas e mensagens de texto, se tornando o principal meio de comunicação remota (claro, para isso deveríamos incluir os outros produtos da empresa, como WhatsApp e Instagram). Quando você precisa falar com um amigo que você não tem o número de telefone, a forma mais fácil de encontrar, provavelmente, é pesquisando o nome dele no Facebook. Você não só entrará em contato, mas também provavelmente vai adicionar como amigo (se já não for) e poderá ver as atualizações do seu amigo.

O uso do Facebook varia muito entre os países do mundo, e isso se deve ao maior acesso à Internet ou as altas populações dos países com os usuários mais ativos do Facebook. Em junho de 2017, o Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais e foi declarado como a rede social mais popular do mundo.

E você saberia dizer quais são os países com mais usuários no Facebook? Abaixo está a lista, mas podemos dar um spoiler: O Brasil está entre os grandes no que se refere ao uso do Facebook.

Índia e os EUA no topo da lista

A Índia conseguiu ultrapassar os EUA em número de usuários no Facebook em 2017, quando atingiu a marca de 241 milhões ativos. Na época, os EUA contavam com 240 milhões de usuários, número que descresceu consideravelmente nos dois últimos anos.

Ambos os países exibiram um crescimento impressionante no número de usuários do Facebook até o início de 2017. No entanto, de acordo com os novos números, a quantidade de usuários na Índia está crescendo a uma taxa elevada, enquanto nos Estados Unidos o número de usuários ativos no Facebook vem decaindo. Em 2017 eram 240 milhões, hoje são 190 milhões. Na Índia eram 241 milhões em 2017, e hoje são 260 milhões de usuários no Facebook.

O crescimento do Facebook na Índia - onde a empresa desenvolveu campanhas para oferecer Wi-Fi gratuito e acesso à versão lite de seu serviço, que requer uma conexão de dados mais baixa - foi crucial neste crescimento. Nos últimos dois anos, o aumento de 19 milhões de usuários no total apenas comprova esse fato.

Apesar dos grandes números da Índia, deve-se notar que a penetração da mídia social no país ainda é bastante baixa, considerando que o país tem uma população total de 1,3 bilhões. O número de usuários do Facebook na Índia, quando considerada a população do país, é de apenas 19%. Nos EUA, mesmo com a redução do número de usuários, a penetração da rede social é muito maior, em 57% da população do país. Porém, devemos levar em conta que em 2017, eram 73% dos norte-americanos que participavam do Facebook, então, mesmo que ainda seja alta a penetração da rede social, esse número está decaindo rapidamente.

Brasil com a terceira colocação

Somos a nação mais populosa da América do Sul, e também estamos emergindo como um dos maiores países do 'Facebook'. 79% dos usuários de internet brasileiros usam as redes sociais. Somos 139 milhões de usuários ativos no Facebook, e o tempo médio gasto pelos brasileiros no Facebook também aumentou em 208%. Temos potencial para sermos os maiores usuários de redes sociais no mundo, se o número de usuários continuar aumentando dessa forma.

Nossa taxa de penetração do Facebook também é bastante alta. São 55% dos brasileiros que possuem uma conta na rede social, número que está bem próximo da atual taxa norte-americana. Além disso, o Brasil é mais ativo no Facebook do que os Estados Unidos e Índia, com muitas páginas e interação.

Lembrando que ultrapassamos a Indonésia no começo deste ano, e como você pode ver no gráfico abaixo, aparentemente é um empate técnico. Mas estamos crescendo mais do que a Indonésia no uso do Facebook. Além disso, se você levar em conta que a população da Indonésia é um pouco maior do que a do Brasil (são 271 milhões na Indonésia contra 215 milhões no Brasil), a nossa taxa de penetração é maior (44% de participação na Indonésia).

A Turquia tem grande interação

Como mencionamos, o Brasil é o país aonde se tem mais interação no Facebook, embora seja o terceiro lugar em número de usuários. Mas sabe aonde mais há uma interação impressionante? Na Turquia.

As páginas do Facebook da Turquia tem grande atividade de postagem. A Turquia é o 7º maior país do Facebook, e seus usuários parecem apreciar os empreendimentos sociais de suas empresas locais. Na verdade, a Turquia tem a maior proporção de página por usuário no ranking de países com mais usuários no Facebook.

Gigantes que estão de fora do Facebook

A Índia, mesmo tendo uma penetração baixa quando considerada a população mundial, segue na liderança absoluta de usuários do Facebook. Mas, se a Índia é o segundo país mais populoso do mundo, aonde está o país mais populoso do mundo?

A China está de fora do Facebook. Após os tumultos de Ürümqi, em julho de 2009, O Governo Chinês impediu o acesso a plataforma de rede social norte-americana. O Facebook foi alvo da ira do Governo quando descobriu que os ativistas da independência de Xinjiang, estavam usando o Facebook como uma de suas redes de comunicação.

A população da China depende da rede social Renren, que está em conformidade com as regulamentações governamentais de filtragem de conteúdo da República Popular da China. O Facebook, no entanto, não é bloqueado em Macau ou Hong Kong, que são destinos populares para turistas internacionais.

Outro país que poderia fazer diferença nesta lista, mas que não consta no ranking por não ter muitos usuários é a Rússia. Com uma população de 146 milhões, bem maior do que outros integrantes dessa lista, como Turquia (84 milhões), Tailândia (69 milhões) ou Reino Unido (66 milhões), a população da Rússia tem preferência por outra rede social. Estamos falando do VK (Originalmente VKontakte, em russo: ВКонтакте), uma rede social de origem russa, equivalente ao Facebook.

O VK é o site mais visitado na Federação Russa, tendo mais de 40 milhões de usuários ativos. Se esses usuários fossem do Facebook, provavelmente a Rússia estaria nesse ranking.

Os 10 países que mais acessam o Facebook no Mundo

Além dos três maiores países no que se refere a usuários do Facebook, seguem entre os maiores a Indonésia, como já citamos anteriormente, e México, Filipinas, Vietnã, Tailândia, Turquia e Reino Unido. A lista completa dos 10 principais países do mundo com números é apresentada na tabela abaixo.

Ranking dos países com mais usuários no Facebook:

  1. Índia - 260 milhões
  2. Estados Unidos - 190 milhões
  3. Brasil - 120 milhões
  4. Indonésia - 120 milhões
  5. México - 79 milhões
  6. Filipinas - 65 milhões
  7. Vietnam - 55 milhões
  8. Tailândia - 45 milhões
  9. Turquia - 37 milhões
  10. Reino Unido - 37 milhões

Fonte: Statista