A Microsoft liberou nesta semana uma atualização para o Edge, navegador da empresa baseado na plataforma Chromium e que traz recursos que visam aprimorar a experiência de uso e aumentar a produtividade, disponibilizando funções que também estão presentes nos concorrentes e trazendo funcionalidades exclusivas, como a integração com o pacote Office, por exemplo.

Edge 91

Durante o evento Microsoft Build 2021 a empresa comentou sobre a próxima versão do Microsoft Edge, navegador nativo do Windows 10 e que é concorrente direto do Google Chrome. Segundo a empresa, as próximas atualizações tornarão o Edge o "navegador mais rápido do Windows', sendo eficiente no consumo de recursos do sistema - como processamento e memória RAM - além de trazer novidades.

O Edge 91 deverá trazer o chamado 'Sleep tabs', que será usado para liberar funções do Windows 10 suspendendo o carregamento de conteúdos ativos como anúncios em todas as abas que estão sendo executadas em segundo plano.

Interface do Microsoft Edge. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Interface do Microsoft Edge. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

Outra ferramenta que chegará nas próximas semanas é o 'Startup Acceleration", que pré-carrega o Edge enquanto o dispositivo ainda está ligado e mantém o browser a funcionando mesmo depois de todas as suas janelas forem fechadas. A Microsoft afirma que isso irá acelerar o tempo de carregamento do programa em 41%, embora possa aumentar o consumo de memória RAM.

Atualize o Edge

Para que você possa testar os novos recursos é preciso manter o navegador atualizado. O processo pode ser feito manualmente através das configurações do software. Veja:

  1. Abra o programa e acesse o menu lateral direito, em seguida toque sobre 'Configurações';
  2. Na barra lateral esquerda siga até 'Sobre o Microsoft Edge';
  3. Verifique se há um update disponível.
Atualize o Edge. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Atualize o Edge. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

Dica!

Para receber antecipadamente as novidades que chegarão no navegador participe do programa de testadores beta do Microsoft Edge!

O que achou dessa atualização do navegador da Microsoft? Qual browser você usa no PC? Conta pra gente, participe do nosso grupo no Telegram!