Em 2020 o Google implantou na versão mobile de seu navegador Chrome o suporte ao "back-forward cache", uma funcionalidade que permite o carregamento instantâneo do site quando o usuário navega selecionando o botão de voltar e avançar. Agora, o site windowslatest identificou um documento sobre a atualização do Chrome 92 para desktop que diz que o back-forward chegará para a versão do browser para os sistemas operacionais Windows, Linux e macOS.

Quando se abre ou fecha uma janela no Google Chrome, ela é instantaneamente descarregada para limpar a memória. Pensando em evitar a lentidão ao abrir a mesma página novamente, o Google vem desenvolvendo o recurso de cache back-forward que carrega páginas abertas anteriormente de forma mais rápida ao clicar no botão de voltar ou avançar.

Como funciona?

Quando a funcionalidade "back-forward cache" é ativada, ao visitar um site acessado anteriormente e utilizar os botões para avançar ou retroceder as páginas, o carregamento será instantâneo ao invés de carregar os mesmos os dados novamente. O Google descreve a função dizendo:

"Back-forward cache é um recurso do navegador que melhora a experiência do usuário, mantendo uma página ativa depois que o usuário sai dela e a reutiliza para a navegação do histórico da sessão (botões voltar / avançar do navegador, history.back (), etc) para fazer o instante de navegação. As páginas no cache estão congeladas e não executam nenhum javascript."

Como a nova funcionalidade armazena páginas inteiras, o navegador consegue restaurá-las instantaneamente quando o usuário volta.

Lançamento e disponibilidade

Segundo o Google, a funcionalidade do "back-forward cache" do Chrome para desktop deverá ser disponibilizada nos próximos meses. Porém, a empresa diz que o processo ocorrerá de forma gradual.