A versão para Android do navegador da Google, o Chrome, está prestes a ganhar um novo recurso que permite ao usuário que ele "siga" um site e receba sempre novas publicações. Ainda em fase de testes, a nova funcionalidade é baseada em RSS, um padrão aberto da web para acompanhar as novidades de sites.

O teste do novo recurso está sendo feito com um pequeno grupo de usuários do Chrome Canary (versão para desenvolvedores do app) nos EUA. Através da função, as pessoas poderão seguir sites abrindo o menu do navegador e em seguida acessar um feed com as últimas publicações feitas das páginas desejadas. Ainda não se sabe se este feed é dependente de sites que oferecem RSS ou se o Google irá fazer o sistema funcionar por conta própria.

Se o recurso de "seguir" sites é baseado no RSS, o que é ele?

O RSS permite que os usuários tenham um feed personalizado de conteúdo dos sites, blogs e podcasts que eles seguem. Embora as ferramentas que permitiam esta funcionalidade fossem muito populares, elas acabaram por diversos motivos.

Qual o motivo para a falta de uso do RSS?

Muitos pensam que o fim do RSS seja devido aos algoritmos orientados ao engajamento que são utilizados pelas grandes redes sociais. Com o crescimento do Facebook, Twitter, Instagram, entre outras redes sociais, o efeito deste tipo de mecânica foi péssimo para quem procura por informações relevantes, de qualidade, úteis, entre outras características.

O chefe de relações com criadores de conteúdo na web da Google, Paul Bakaus, diz:

"Ouvimos em alto e bom som: falta descoberta e distribuição na web aberta e RSS não tem sido amigável para o ‘consumidor principal’. Hoje, estamos anunciando uma nova forma experimental, com tecnologia RSS, de seguir criadores com um clique."

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!