O Microsoft xCloud é o serviço de jogos em nuvem da Microsoft e que atualmente está disponível apenas em dispositivos Android. A plataforma permite que o usuário jogue seus games do Xbox Game Pass Ultimate (assinatura mensal da Microsoft) no seu telefone enquanto eles são transmitidos pela nuvem.

O programa não é compatível com dispositivos da Apple pelo fato de que a empresa impediu a execução do serviço em seus smartphones. Para contornar isso a Microsoft decidiu começar a desenvolver a versão web do serviço xCloud, que pode ser acessado por meio do navegador da web em um iPhone ou iPad compatível.

Visual do xCloud

Informações sugerem que o recurso está sendo utilizado apenas pelos funcionários da empresa, que receberam o acesso antecipado para testarem o serviço e relatarem possívels falhas e problemas na plataforma. De acordo com o The Verge , o serviço parece estar atualmente em execução apenas em navegadores Chromium (código aberto da Google para navegadores) durante os testes.

É provável que haja outros tipos de compatibilidade após que a plataforma seja lançada oficialmente pela Microsoft, logo, podemos esperar suporte para Safari, já que o iOS parece ser o alvo principal desee serviço.

Visual do Microsoft xCloud. Foto: Reprodução/The Verge.
Visual do Microsoft xCloud. Foto: Reprodução/The Verge.

O serviço também estará acessível para computadores desktop por meio de seus respectivos navegadores.

Leia também:

Lançamento

Por enquanto ainda não sabemos quando o serviço será lançado oficialmente, porém é esperado que seja ainda no primeiro semestre deste ano.

Fonte: The Verge.