A Microsoft tem investido constantemente nos seus navegadores, mesmo assim, não consegue se destacar no setor. De acordo com um estudo publicado pela NetApplications, o Internet Explorer e o Edge da Microsoft contam com apenas 16,97% de participação de mercado, já o Google Chrome possui a fatia média de 60%.

O levantamento revela uma queda de 1,3% para os navegadores da Microsoft, e um crescimento de valor igual ao Chrome. O Firefox registrou queda de 3,5%, ficando em 11,02%, já o Safari ficou em 4%.

Microsoft não consegue emplacar com seus navegadores.
Microsoft não consegue emplacar com seus navegadores.

Isso tudo mostra que, mesmo com os esforços, a Microsoft não está conseguindo recuperar a sua liderança no setor, que era expressiva na década de 2000. A Stats Counter, outra fonte de dados, disse que tanto o IE quanto o Edge possuem 11,9% de participação, aparecendo atrás do Firefox.

Vale mencionar que o Edge conta com uma ferramenta que é capaz de ocultar os sites pornográficos de modo automático, o que exclui a necessidade do usuário ter que apagar o histórico. O mesmo acontece em alguns sites com informações médicas e mídias sociais, que também podem ser escondidos automaticamente.