O Procon-SP anunciou novas medidas para previnir que empresas divulguem seus produtos ou serviços por meio do telemarketing via mensagens enviadas por SMS ou WhatsApp, meios que são utilizados para contatar o títular da linha. Para ter acesso a novidade é preciso que os usuários efetuem o cadastro no "Não me ligue", recurso oferecido pela instituição e que bloqueia chamadas comerciais para o número que foi cadastrado no site da Fundação Procon.

Bloqueie mensagens e chamadas

A função é gratuita e está disponível através do site do Procon-SP, sendo preciso que o usuário informe seus dados pessoais (nome completo, RG, CPF, etc.) e o telefone que deseja cadastrar para não receber mais contato do telemarketing, seja via mensagens SMS, aplicativos de mensagens ou chamadas de voz.

Por enquanto o 'Não me ligue' está disponível apenas para os residentes no estado de São Paulo. Veja como se cadastrar:

  1. Acesse o site da Fundação Procon-SP e procure pela página do 'Não me ligue' e toque sobre 'Cadastre seu telefone aqui';
  2. Preencha corretamente todas as informações pessoais (pessoa física ou pessoa jurídica) e em seguida informe o número de telefone que deseja parar de receber o contato das empresas;
  3. Aceite os termos e pressione sobre o botão 'Cadastrar'.

Vale ressaltar que o número informado deve pertencer ao mesmo CPF que foi cadastrado anteriormente.

Informe o número de telefone. (Foto: Printscreen).
Informe o número de telefone. (Foto: Printscreen).

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Outras formas de bloqueio

Para os cidadãos que não residem em São Paulo é possível utilizar a ferramenta que foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para bloquear chamadas de telemarketing atravpes do 'Não Me Perturbe', recurso que conta com mais de 700 mil cadastros.

"O Não me Perturbe permite, de forma fácil e gratuita, evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e pelas Instituições Financeiras.", afirma a Anatel.