Em um evento que afetou milhões de usuários ao redor do mundo, as plataformas do Facebook e Instagram começaram a apresentar instabilidade no início da tarde desta terça-feira (5). Segundo relatos compilados pelo Downdetector, um serviço que monitora em tempo real o funcionamento de sites e serviços online, os problemas iniciaram aproximadamente às 12h09.

Os primeiros sinais de que algo estava errado surgiram quando usuários das redes sociais encontraram dificuldades para acessar suas contas e atualizar seus feeds. A situação agravou em cerca de 15 minutos após os primeiros relatos. Já contavam mais de 38 mil notificações de interrupções, evidenciando a falha das redes.

As causas específicas da instabilidade ainda não foram esclarecidas pelos responsáveis técnicos das plataformas, mas uma mensagem publicada no Twitter por Andy Stone, porta-voz do grupo que gerencia as redes, confirmou que a equipe está ciente dos transtornos e trabalhando para resolver a situação: "Estamos cientes de que as pessoas estão tendo problemas para acessar nossos serviços. Estamos trabalhando nisso agora."

Enquanto isso, Elon Musk fez comentários no aplicativo X, aparentemente debochando da situação enfrentada pelas plataformas de Mark Zuckerberg.