O Facebook e Instagram estão passando por um certa instabilidade desde o início desta tarde de terça-feira (5). Segundo o site Downdetector, plataforma que analisa a operação dos serviços online, os usuários da rede social começaram a relatar problemas de acesso por volta das 12h09 de hoje. Em apenas 15 minutos, mais de 38 mil notificações de usuários com problemas já havia sido sinalizado na plataforma.

Instagram, Facebook e Messenger passam por instabilidade

Facebook não está permitindo usuários concluírem login (Imagem: Captura de tela/Oficina da Net)
Facebook não está permitindo usuários concluírem login (Imagem: Captura de tela/Oficina da Net)

Para a maioria dos usuários afetados, o problema no Facebook não está permitindo que eles completem o login. Quem já estava logado com sua conta no aplicativo ou pelo navegador, a conta foi desconectada e não permite refazer o login. Alguns usuários inclusive, suspeitaram de quem haviam sido vítimas de um ataque hacker.

Facebook no Downdetector (Foto: Downdetector/Reprodução)
Facebook no Downdetector (Foto: Downdetector/Reprodução)

Aparentemente, o problema está afetando outras plataformas da Meta. Messenger e Instagram estão entre os serviços notificados por usuários no Downdetector. Até o WhatsApp tem notificações. No entanto, nos testes que fizemos, apenas o WhatsApp continua funcionando, então é provável que o problema não afete muitos usuários.

Outros serviços também são afetados

Durante a produção dessa matéria, percebemos que outros serviços também estão enfrentando instabilidades durante a tarde desta terça-feira (5). Entre os mais afetados estão os serviços do Google, como Google Play, e o Discord.

Ainda não sabemos a causa dessa pane nos diversos serviços da internet, mas é possível que a falha esteja relacionada com o AWS (Amazon Web Services), uma plataforma de serviços de computação em nuvem, que opera por trás de diversos serviços online. Nenhuma empresa se pronunciou sobre os problemas, mas no Downdetector, algumas notificações começaram a subir sobre o AWS.

AWS no Downdetector (Foto: Downdetector/Reprodução)
AWS no Downdetector (Foto: Downdetector/Reprodução)

Usuários vão ao X (antigo Twitter) para reclamar

Como é de praxe, diversos usuários foram ao X (Twitter) para repercutir a instabilidades desses serviços. Confira alguns desses tweets: