Com o aumento considerável das velocidades de internet oferecidas pelas operadoras, a exigência com a transmissão do sinal Wi-Fi aumentou, afinal você quer se beneficiar de tudo o que está sendo oferecido da melhor forma possível. Entretanto, obter uma boa velocidade, com sinal forte e estável via Wi-Fi na casa toda não é uma tarefa fácil. É necessário utilizar uma infra-estrutura adequada para se conseguir uma boa performance.

Se o seu objetivo é performance no Wi-Fi, evite isso

Melhores dicas sobre como conseguir Wi-Fi com velocidade, sinal forte e estável na casa toda. Fonte: New York Times (Foto por Michael Murtaugh)
Melhores dicas sobre como conseguir Wi-Fi com velocidade, sinal forte e estável na casa toda. Fonte: New York Times (Foto por Michael Murtaugh)

Infelizmente a praticidade e facilidade de instalação de roteadores Wi-Fi e Pontos de Acesso (APs) para utilizar a tecnologia Mesh vem ao custo de uma piora na performance. Se o seu objetivo é obter performance no Wi-Fi, evite isso, pois embora você tenha um sinal forte, nem sempre ele será estável ou com uma velocidade alta. O motivo disso é o próprio funcionamento do Mesh, que basicamente é um sistema que se utiliza de vários Acess Points (Pontos de Acesso) conectados entre si através da repetição de sinais wireless.

No Mesh haverá um Ponto de Acesso principal que será a "estação de distribuição cabeada", onde se conecta o dispositivo via cabo de rede no modem de internet da operadora. A partir deste AP, será feita a distribuição de sinal sem fio para outros APs. O grande problema é que a repetição de sinal através de vários APs possui diversos pontos negativos.

Funcionamento da tecnologia Mesh utilizando roteadores Wi-Fi ou Acess Points (APs). Fonte: Vitor Valeri
Funcionamento da tecnologia Mesh utilizando roteadores Wi-Fi ou Acess Points (APs). Fonte: Vitor Valeri

O primeiro ponto negativo do Mesh é o aumento da latência, pois cada vez que o sinal é repassado para outro AP até chegar ao DS, a informação transmitida levará mais tempo para chegar ao outro ponto. Além disto, ainda há o fato de que como é uma transmissão sem fio entre diversos dispositivos, haverá uma queda de 50% na taxa de transferência (throughput a cada salto entre APs). Por último, ainda temos que lidar com o fato de que todos os APs terão de utilizar o mesmo canal Wi-Fi, causando uma sobreposição de sinais e consequentemente uma competição por banda, fazendo com que haja uma degradação do sinal.

Perda de eficiência da rede Mesh na taxa de transferência (velocidade) a cada salto entre Acess Points (APs). Fonte: Vitor Valeri
Perda de eficiência da rede Mesh na taxa de transferência (velocidade) a cada "salto" entre Acess Points (APs). Fonte: Vitor Valeri

O que fazer para obter altas velocidades no Wi-Fi com sinal forte e estável?

A primeira coisa que você deve fazer para obter altas velocidades via Wi-Fi é parar de utilizar a função de transmissão Wi-Fi do aparelho disponibilizado pela operadora do plano de internet que você escolheu. Na grande maioria das vezes a performance destes dispositivos é péssima. O ideal é que você obtenha aparelhos dedicados para cada função (roteador, switch e Acess Point).

Caso não seja possível comprar um dispositivo dedicado para cada funcionalidade, você pode simplesmente desabilitar o Wi-Fi do modem de internet da operadora, entrando nas configurações do aparelho ou pedindo para que um técnico faça isso, e usar as portas Ethernet embutidas nele para distribuir o sinal para Acess Points (APs ou Pontos de Acesso) via cabo.

Para facilitar a instalação e distribuir melhor o sinal, opte por APs que podem ser fixados no teto da casa, pois além de ficarem em um ponto mais alto, para transmitir melhor o sinal, estes modelos geralmente não necessitam de uma tomada próxima a eles, pois a energia é transmitida junto com o sinal da internet via cabo através da utilização da tecnologia PoE (Power over Ethernet).

Access Point (AP) Ubiquiti U6 Lite no teto de uma casa. Fonte: Vitor Valeri
Access Point (AP) Ubiquiti U6 Lite no teto de uma casa. Fonte: Vitor Valeri

Note que os cabos ethernet, utilizados para ligar os APs, devem passar longe dos fios elétricos. Caso não seja possível, tente utilizar cabos de categoria CAT6, CAT7 ou CAT8, como expliquei neste artigo.

Os Acess Points (APs) devem ser distribuídos em pontos estratégicos da casa, pensando sempre nos dispositivos que irão se beneficiar das velocidades mais altas, que dependem da transmissão do sinal em 5 GHz, já que este não é capaz de transpassar muitas barreiras.

Posicionamento de Acess Points da Ubiquiti em um apartamento através do software gratuito para produtos da marca. Fonte: Blog UBNT BR (Medium)
Posicionamento de Acess Points da Ubiquiti em um apartamento através do software gratuito para produtos da marca. Fonte: Blog UBNT BR (Medium)

Abaixo uma tabela com os níveis de atenuação do sinal Wi-Fi de acordo com o material.

Tipo de barreira Atenuação do sinal Wi-Fi
Madeira Baixa
Gesso Baixa
Material sintético Baixa
Vidro Baixa
Água Média
Tijolos Média
Mármore Média
Concreto Alta
Metal Alta
Espelho Muito alta

Materiais sintéticos como paredes de plástico ou dry wall tem uma atenuação baixa do sinal Wi-Fi. Já uma grande quantidade de livros atenua consideravelmente a irradiação do sinal de rádio do Wi-Fi. Evite também posicionar os Acess Points próximos de banheiros, pois a água das tubulações e o espelho irá atrapalhar consideravelmente o desempenho na transmissão do sinal Wi-Fi.

Para saber se determinado local está com um sinal fraco devido a atenuação do sinal por conta de algum objeto com alta capacidade de bloqueio de rádio ou distância excessiva entre os roteadores Wi-Fi e Acess Points (APs), há um aplicativo que indicamos, o WiFiman (desenvolvido pela Ubiquiti Inc.), disponível tanto para Android quanto para iOS. É interessante utilizá-lo antes de fixar de forma permanente os APs no teto da casa.