O IEEE, responsável pelos padrões Wi-Fi, anunciou o lançamento do padrão Li-Fi, uma tecnologia que utiliza a luz ao invés de frequências de rádio (RF). De acordo com o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, o padrão 802.11bb (Li-Fi) proporciona "comunicações sem fio mais rápidas e confiáveis" com mais segurança comparado ao Wi-Fi e ao 5G.

Padrão IEEE 802.11bb (LiFi) é lançado pela IEEE

IEEE, responsável pelos padrões Wi-Fi e 5G, anuncia o lançamento do novo padrão LiFi, capaz de transmitir dados via luz. Fonte: purelifi
IEEE, responsável pelos padrões Wi-Fi e 5G, anuncia o lançamento do novo padrão LiFi, capaz de transmitir dados via luz. Fonte: purelifi

O padrão IEEE 802.11bb (LiFi) define as especificações para comunicação sem fio através da utilização de luz. A tecnologia é capaz de oferecer conectividade móvel (mobile) de alta velocidade em áreas com transmissão de frequências de rádio limitada como, por exemplo, salas de aula, cenários médicos e industriais, complementando ou servindo como alternativa ao Wi-Fi e 5G. Segundo Dominic Schulz, da Fraunhofer HHI, uma das entidades que estão na vanguarda do desenvolvimento do LiFi, o padrão baseado em luz funciona em um espectro óptico exclusivo, garantindo maior confiabilidade, além da latência e jitter menores.

Como você pôde ver acima, mesmo com as vantagens do LiFi, o novo padrão não irá eliminar os padrões Wi-Fi e 5G. O objetivo é na verdade é aumentar as possibilidades de transmissão em ambientes em que outras tecnologias não conseguem lidar bem. Desta forma, será possível manter uma boa performance na transmissão de dados sem fio em um número maior de situações.

Qual é a velocidade do LiFi?

De acordo com as informações publicadas no site oficial do padrão LiFi, o padrão IEEE 802.11bb é capaz de "transmitir até 3,5 gigabytes (GB) por segundo usando um único LED azul, ou 1,7 gigabytes (GB) por segundo com luz branca". Teoricamente, a nova tecnologia é capaz de oferecer velocidades de até 224 Gbps.

Existe alguma limitação do padrão LiFi ?

Infelizmente o LiFi possui limitações para a transmissão de dados sem fio. O primeiro deles resume-se a barreiras físicas. Não há como fazer a luz penetras nas paredes e isso acaba limitando consideravelmente o alcance da transmissão de dados. De acordo com os desenvolvedores, a transmissão de dados via luz consegue ir somente até 10 metros.

Como é o funcionamento do padrão LiFi?

O padrão LiFi utiliza-se de luz para realizar a transferência de dados sem fio. Para isso, são utilizados transmissores (LEDs) e receptores (sensores) de luz, além do hardware necessário para processar e distribuir as informações transmitidas. Abaixo uma imagem publicada pelo site oficial da tecnologia explicando basicamente como funciona.

Funcionamento do novo padrão LiFi de transmissão sem fio através da luz. Fonte: LiFi
Funcionamento do novo padrão LiFi de transmissão sem fio através da luz. Fonte: LiFi

Confira a seguir um vídeo promocional demonstrando o funcionamento do funcionamento de um sistema que utiliza o padrão LiFi (IEEE 802.11bb):

Neste vídeo é possível conferir a transferência de dados entre smartphones utilizando a tecnologia necessária para o padrão LiFi, onde há LEDs e receptores.

Vídeo incorporado do YouTube