Quem nunca enviou um GIF via WhatsApp, Telegram, Twitter, Instagram, Facebook e/ou Tumblr? Em suma, o Graphics Interchange Format (GIF), um formato de imagem que tem sido usado por muitos sites e organizações para cumprir seu propósito.

A partir da popularidade dos GIFs, muitos sites e aplicativos surgiram, permitindo que as pessoas pudessem criar a sua própria animação. Os sites, em especial, são opções muito populares, já que não há a necessidade de baixar nenhum aplicativo ou programa.

Abaixo, confira alguns sites de criação de GIF, que são gratuitos, e contam com ótimos recursos para criar e personalizar do jeito que você quiser.

O que é um GIF?

GIF significa Graphics Interchange Format (Formato de Intercâmbio Gráfico) e é um formato de arquivo de imagem projetado para imagens relativamente simples usadas principalmente na internet. Ele foi criado em 1987 pela CompuServe para fornecer um formato de imagem colorida para substituir o formato RLE em preto e branco.

O GIF é comumente usado em gráficos da web, logotipos, memes e animações online. Embora tenha vantagens como a criação rápida e tamanho de arquivo pequeno, ele também tem limitações, como uma paleta de cores limitada e baixa resolução.

Quais os melhores sites para criar um GIF?

Abaixo, confira 5 opções disponíveis na internet:

1. YouTube to GIF (Make a GIF)

Crédito: Reprodução/MakeaGIF
Crédito: Reprodução/MakeaGIF

Caso você deseje fazer um GIF online através de um vídeo do YouTube, é possível usar o YouTube to GIF, disponível no site Make a GIF. A partir dele, você pode transformar vídeos da plataforma em imagens GIFs.

Para isso,

  • Copie a URL do vídeo que você quer transformar em GIF;
  • Em seguida, cole no campo indicado no site;
  • Logo após, toque em LOAD VIDEO;
  • Depois disso, defina o minuto em que o GIF começa, e quanto tempo você quer que ele dure;
  • Por fim, toque em CREATE GIF.

2. GIPHY

Crédito: Divulgação/GIPHY
Crédito: Divulgação/GIPHY

Essa é provavelmente a plataforma mais popular para criar GIFs. Em suma, a área para a criação de GIFs é muito intuitiva, e simples de usar. A plataforma está disponível online, para Chrome, Android e iPhone (iOS).

  • Clique em Create;
  • Em seguida, escolha as imagens ou vídeos que deseja transformar em GIF;
  • Logo após, clique em Upload to Giphy;
  • Edite e salve como desejar. Lembrando que você pode deixar seu gif disponível para todo mundo dentro do site.

3. Ezgif

Crédito: Divulgação/Ezgif
Crédito: Divulgação/Ezgif
  • Link para acesso: Ezgif

Este site permite que você crie seus GIFs animaidos, combinando arquivos de imagem separados como quadros. Os GIFs produzidos são de alta qualidade, e sem marca d'água ou atribuição.

Para fazer um GIF, é necessário fazer o upload de uma sequência de GIF, JPG, PNG, BMP, TIFF, HEIC, AVIF e outros tipos de imagens. Além diso, é possível usar um arquivo ZIP contendo imagens e até mesmo misturar diferentes formatos e tamanhos.

  • Pressione o botão Escolher arquivos;
  • Em seguida, selecione as imagens que deseja usar como quadros;
  • Logo após, você pode pressionar e segurar a tecla ctrl/command para selecionar vários arquivos;
  • Ao carregar as imagens, você pode ajustar a velocidade da animação e a ordem dos quadros antes de criar o GIF;
  • Depois, você pode redimensionar, cortar e otimizar o seu GIF, ou usar qualquer uma das outras ferramentas que fornecemos.

4. ImgFlip

Crédito: Divulgação/ImgFlip
Crédito: Divulgação/ImgFlip

Imgflip é outro site útil na criação de imagens GIFs e também suporta formatos de arquivo JPG, PNG e GIF. É fácil de usar o painel de rolagem que facilita os usuários a trabalhar perfeitamente na largura, altura e qualidade de imagens GIFs animadas e também controlar o tempo de atraso de uma imagem.

Seu recurso de arrastar e soltar cria imagens muito facilmente em menos tempo e o recurso de reorganização modifica as imagens novamente após a finalização também. Os GIFs criados vêm com uma marca d'água sutil imgflip.com que só pode ser apagada com uma conta profissional.

5. GifMe

Crédito: Divulgação/GifMe
Crédito: Divulgação/GifMe
  • Link para acesso: GifMe

Essa extensão pode ser usada no navegador do Google Chrome. Após instalar o navegador, é necessário abrir o seu vídeo favorito, que pode ser do YouTube, clicar com o botão direito do mouse no vídeo, e depois selecionar a opção GifMe.

Depois, é necessário fazer as definições das opções, de tempo e velocidade. Por fim, você pode compartilhar o GIF nas suas redes sociais favoritas.