A quem se pode culpar quando se está assistindo aquele episódio tão esperado de uma série na Netflix e a internet cai? A chuva e o vento? Sim, é possível, inclusive de diversas formas. Entenda agora como a chuva, o vento e o calor podem afetar sua conexão com a internet.

A internet pode cair devido a danos físicos na rede e a entrada de água em conexões elétricas na infraestrutura utilizada pela operadora. Além disso, pode haver interferências caso a tecnologia utilizada seja sem fio. Há também o fato de que alguns tipos de conexões (tecnologias) utilizadas na transmissão da internet são mais vulneráveis ao clima que outras, mas nada impede também que a fonte do problema seja humana, claro.

Como a chuva, o vento, o calor podem afetar sua conexão com a Internet

Como a conexão com a internet pode ser afetada pela chuva, vento ou calor. Fonte: OMM/Daniel Pavlinovic
Como a conexão com a internet pode ser afetada pela chuva, vento ou calor. Fonte: OMM/Daniel Pavlinovic

A conexão com a internet vai muito além de cabos e roteadores Wi-Fi que se vem em residências ou empresas. Para se comunicar com o resto do mundo, há cabos enormes (backbone cables) que atravessam oceanos, além de hardware para o gerenciamento de sinais. Estes aparelhos que controlam o envio e recebimento de dados podem ter uma grande diferença de idade e até mesmo tecnologias variadas.

A infraestrutura descrita acima pode ser feita através de link físico ou sem fio e dependendo de como ela é feita e o ambiente que ela está localizada, pode haver problemas devido à chuva, vento e calor.

Como a chuva pode afetar a conexão com a internet

Durante uma chuva, dependendo da intensidade e duração, pode haver danos físicos aos cabos que ligam a infraestrutura de transmissão da internet de uma operadora de telecomunicação. Isso acontece com mais facilidade quando os cabos e hardware (tecnologia de transmissão) utilizados são antigos. Um exemplo de grande vulnerabilidade são as conexões de internet que utilizam a tecnologia ADSL, que utilizam a rede telefônica, que geralmente está sendo utilizada há décadas, tornando o rompimento de cabos algo bem fácil de ocorrer.

Como a chuva pode afetar a conexão com a internet. Fonte: Danny Louis (YouTube)
Como a chuva pode afetar a conexão com a internet. Fonte: Danny Louis (YouTube)

Tecnologias de internet que utilizam cabos de cobre como ADSL e HFC costumam sofrer muito com as chuvas. Entretanto, quando se utiliza a fibra óptica em sistemas de internet FTTH (Fiber to the Home), a chance de a chuva influenciar no sinal diminui drasticamente e seria necessário um grande desastre para arrebentar o cabeamento.

Ainda há outra tecnologia que sofre muito com as chuvas: a da internet a rádio. Ela transmite e recebe dados através de ondas de rádio. As nuvens e a água podem causar grande interferência na transmissão do sinal entre as antenas de internet a rádio, tornando essa tecnologia uma das mais prejudicadas pelas chuvas.

Quando há uma chuva muito forte e a água não é escoada adequadamente, acontecem as enchentes. Neste caso, qualquer tipo de tecnologia de internet, seja FTTH, ADSL, HFC ou a rádio, irá sofrer danos, pois a força da água pode levar tudo o que estiver na frente, destruindo e/ou causando curto-circuito nos equipamentos, além de romper cabos.

Calor extremo e ventos fortes

O calor extremo e ventos fortes possuem potencial para causar danos à infraestrutura instalada nas residências e na rede das operadoras de telefonia. No caso de altas temperaturas, os equipamentos eletrônicos não conseguem lidar com ondas de calor extremas e podem acabar apresentando instabilidade no funcionamento e até mesmo parar de funcionar. Mas quando há ventos fortes, o dano tende a ser maior, pois cabos podem ser arrebentados ao derrubar postes e árvores ou mesmo objetos que podem acertar a fiação.

Como ventos fortes podem afetam a conexão com a internet. Fonte: Earth Uncut TV
Como ventos fortes podem afetam a conexão com a internet. Fonte: Earth Uncut TV (YouTube)

A internet a rádio geralmente é oferecida para zonas rurais (fazendas) e as antenas utilizadas para a transmissão do sinal da internet podem sofrer com o calor e o vento. Enquanto o vento causa vibrações, entorta ou quebra a estrutura das antenas de rádio, o calor pode causar a dilatação de parafusos que prendem as partes da estrutura e com o tempo isso pode gerar problemas.

Como o calor extremo pode afetar a conexão com a internet. Fonte: scitechdaily
Como o calor extremo pode afetar a conexão com a internet. Fonte: scitechdaily

Conclusão

O clima de um local realmente pode afetar a conexão com a internet através de chuvas, vento e calor. Entretanto, certamente, na maioria das vezes, a oscilação ou queda da internet pode ser causada por erro humano (funcionários das operadoras de telecomunicações).

Os diferentes tipos de tecnologia de transmissão da internet

Saiba a fundo como funcionam as tecnologias de internet fixa utilizadas pelas operadoras de telecomunicações através de nosso artigo sobre as diferenças entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra). Desta forma, será mais fácil de compreender o porquê que o clima tem a capacidade de afetar tanto a conexão da internet de nossas casas.

O que achou deste artigo sobre a influência do vento, chuva e calor na conexão com a internet? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!