O bilionário e CEO da Tesla, Elon Musk, abriu dois CNPJs no Brasil para iniciar a comercialização de planos de Internet da Starlink, serviço de telecomunicações via satélite e que nos últimos anos vem sendo aprimorado pelo empresário e que em breve estará disponível por aqui com velocidades que podem chegar até 150 Mb/s, sendo uma ótima alternativa para aqueles usuários que não possuem boas conexões com à Internet em sua região.

Starlink no Brasil

O serviço de banda larga ainda não pode ser contratado, porém isso é questão de tempo. Há várias etapas burocráticas que a empresa precisa vencer antes de obter autorização para operar no países, sendo preciso ter primeiramente o aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão responsável por regular questões referentes a operadoras de telefonia móvel e internet.

Na situação cadastral do CNPJ é possível identificar que a data de abertura foi em 18 de dezembro de 2020, cerca de dois meses atrás.

Situação cadastral. (Foto: Reprodução/Receita Federal).
Situação cadastral. (Foto: Reprodução/Receita Federal).

No site de pré-venda dos planos é possível inserir endereços de cidades brasileiras. A expectativa é de que o serviço esteja disponível até o final deste ano se tudo ocorrer conforme o planejado. O preço cotado é de US$ 99, equivalente a cerca de R$ 540 na cotação atual da moeda americana.

Pré-venda da Starlink. Foto: Reprodução.
Pré-venda da Starlink. Foto: Reprodução.

Leia também:

Satélites Starlink

Atualmente a SpaceX possui mais de 1.100 satélites da plataforma Starlink na órbita da Terra. A empresa possui autorização para ter até 12 mil satélites ativos e irá lançar mais 64 na madrugada desta terça-feira (17), no Cabo Canaveral, na Flórida.

Esse evento não será observado na América do Sul, porém é esperado que na próxima semana seja possível visualizar os satélites a olho nu em algumas cidades do Brasil.

Starlink no mapa. (Foto: Printscreen).
Starlink no mapa. (Foto: Printscreen).

Via