Talvez você não saiba, mas hoje já temos a possibilidade de ter em nossas casas uma internet que utiliza satélites como forma de transmissão de dados. Ou seja, não importa onde você estiver, você terá acesso mesmo morando em um local isolado da sociedade. Uma empresa que oferece este tipo de serviço chama-se Starlink, que detém uma constelação de satélites construída pela SpaceX, companhia norte americana de serviços aeroespaciais fundada por Elon Musk em 2002.

A Starlink começou as suas operações no ano de 2015 com 2 satélites de teste que foram lançados em 2018. Um ano, em 2019, depois do lançamento da dupla de dispositivos de comunicação, a empresa lançou um segundo conjunto. Longo em seguida, houve a primeira grande implantação de satelites operacionais, onde foram lançadas 60 unidades na órbita terrestre baixa (Low Earth Orbit ou LEO).

Os satélites da Starlink irão trafegar na órbita terrestre baixa (Low Earth Orbit ou LEO). Fonte: Starlink
Os satélites da Starlink irão trafegar na órbita terrestre baixa (Low Earth Orbit ou LEO). Fonte: Starlink

Neste ano de 2020, a SpaceX pretende lançar 60 satélites a cada operação até completar 1584 unidades ao todo. O objetivo disto é oferecer para quase todo o mundo internet via satélite até o final de 2021 ou 2022. De acordo com Elon Musk, em sua postagem na rede social Twitter, iniciará agora uma fase de testes beta privada e em outubro será aberto um teste beta público.

Para ter a chance de testar o serviço de internet via satelite da Starlink, basta acessar o site e fornecer o seu e-mail, código postar (CEP) e país onde reside. Porém, não se sabe ao certo quando exatamente as pessoas terão acesso de fato a tecnologia devido ao fato de ainda estar em fase de testes, como foi dito acima.

O que você achou da possibilidade de acessar a internet através de um satélite onde quer que você esteja? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!