O CEO da empresa norte-americana SpaceX, Elon Musk, revelou no último domingo (12) as primeiras imagens do Starlink - uma rede de satélites que tem como objetivo melhorar a cobertura global de internet. O anúncio foi realizado por meio da conta oficial do CEO no Twitter, junto de uma foto.

O projeto elaborado pela SpaceX tem como objetivo construir na órbita terrestre uma rede com quase 12 mil pequenos satélites. Com isso, internet banda larga seria acessível em todos os cantos do planeta.

Em sua publicação no Twitter, Musk mostra os primeiros 60 satélites sendo carregados no compartimento de carga do foguete Falcon 9. Ele ainda comenta que "provavelmente muita coisa vai dar errado nesta primeira missão". O CEO diz que são necessários no mínimo mais seis lançamentos de 60 satélites para se ter uma cobertura mínima de internet e o doze para uma cobertura moderada.

Pelo que tudo indica, o lançamento do Falcon 9 com os primeiros satélites está agendado para esta quarta-feira (15), mas até o momento a SpaceX não informou mais detalhes.

Em fevereiro a SpaceX já tinha lançado dois satélites ao espaço: eram eles o Tintin A e Tintin B. A ideia era exatamente testar a tecnologia da rede Starlink. No entanto, esses equipamentos eram experimentais, enquanto os atuais divulgados por Musk já são os oficiais. Resta agora aguardar mais informações da SpaceX para saber como essa primeira missão está se saindo.