Brasil está tendo maior número de vítimas do novo ransomware espalhado por e-mail

O novo ransomware "crysis" está sendo espalhado por e-mail e tem feito grande número de vítimas no Brasil, de acordo com empresa de segurança eletrônica Eset.

Por Internet Pular para comentários
Brasil está tendo maior número de vítimas do novo ransomware espalhado por e-mail

Na última terça-feira (17), a Eset, empresa de segurança eletrônica, acabou divulgando um alerta sobre um novo vírus que estaria se espalhando por e-mail com um programa malicioso conhecido como "crysis". A população brasileira é a mais atingida até o momento, na América Latina.

O vírus é um ransomware que assim que instalado no computador da vítima, passa a roubar todos os arquivos do PC e os deixa criptografados, onde somente entrega a chave para recuperá-los após o pagamento de um resgate, na maioria das vezes em criptomoedas.

Segundo os dados obtidos pela Eset, nos últimos meses cerca de 22% das vítimas do novo vírus na América Latina, se concentram no Brasil. Identificado por programas antivírus como "MSIL/Kryptik.NUQ", o crysis é desenvolvido em .NET e passa a ser executado assim que infectar o computador.

Novo ransomware está sendo espalhado por e-mailNovo ransomware está sendo espalhado por e-mail

De que maneira ele tem sido espalhado? O vírus se espalha como phishing, através do envio de e-mail, induzindo o usuário a baixar um arquivo em anexo, o qual é responsável pela instalação do crysis no computador, sendo copiado em quatro unidades do HD.

O analista de malware da Eset, Diego Perez disse "Conhecendo os paths absolutos e algumas strings, podemos desenvolver um script que procure e elimine os resíduos da infecção".

Vale ressaltar que assim como nos demais casos de ransomware, o recomendado é que o usuário não pague o resgate, na maioria das vezes há uma possibilidade de eliminar a ameaça por intermédio do sistema PowerShell.

Outro ponto importante para prevenir que vírus sejam instalados no seu PC é se prevenir como ressalta o analista  "É importante evitar divulgar publicamente contas de e-mails, prestar muita atenção ao conteúdo das mensagens recebidas, manter o sistema operacional e software atualizados e, para finalizar, fazer um bom backup das informações".

Compartilhe com seus amigos:
Fernanda Beling
Fernanda Beling Administradora, apaixonada por tecnologia. Amante de livros, séries e filmes.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @fsbeling // TWITTER: @fsbeling
Quer conversar com o(a) Fernanda, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Internet
  • Emoticons no teclado

    Emoticons no teclado

    Aprenda como fazer emoticons para Facebook e Twitter. Aprenda como usar os emoticons dos principais sites de relacionamento e alguns outros genéricos usando a tecla Alt

  • Correios anunciam fim da greve

    Correios anunciam fim da greve

    Ontem foi decidido, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de assembleias realizadas por todo o país, que os Correios encerraram a paralização a partir das 22h. Confira os detalhes!

  • Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Organizamos algumas listas com os 10 maiores canais do YouTube por diferentes perspectivas. Atualizado dia 29 de agosto de 2019. São quatro listas, duas a nível mundo, duas a nível Brasil.

  • As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    Existem certamente mais de 100 mecanismos de busca de voos, mas qual é capaz de trazer os melhores para preços e voos flexíveis? Se você está programando sua próxima viagem, aqui você terá as melhores dicas e as melhores ferramentas para isso.

  • Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    A internet 4G está crescendo no Brasil, mas ainda é um problema nas zonas rurais do país. Nas zonas urbanas, é possível ter uma boa conexão estável oferecida pela Claro, Tim e Vivo. A Oi ainda é um problema.

  • O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    Está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB com tecnologia de fibra ótica. Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns. Para isso é necessário o dual band, conheça!

  • Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

  • Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    O novo plano controle Claro Flex, que é uma promoção muito interessante da operadora, disponibilizando até 10GB de internet por mês a baixo custo, teve seu regulamento reformulado.