Como sabemos, as ameaças virtuais estão por toda a parte e nós, usuário de internet, precisamos ficar a atentos para não nos tornarmos as próximas vítimas. O Cry Brazil, por exemplo, é um ransomware que vem chamando muito a atenção de pesquisadores de segurança digital. O problema foi descoberto ainda neste mês pelo MalwareHunterTeam, sendo que o vírus tem como alvo principal os usuários brasileiros.

Assim que for instalado, o malware criptografa e sequestra os arquivos de computadores alterando o papel de parede do Windows por uma mensagem em português solicitando o resgate para liberar os documentos.

Ransomware Crybrazil é identificado
Ransomware Crybrazil é identificado

O malware foi confeccionado com base no Hidden Tear, um projeto de código aberto utilizado para ensinar como criar um ransomware de modo básico. Deste modo, o Cry Brazil possui a mesma proposta do famoso WannaCry, que atingiu vários países e causou caos em sistemas de empresas públicas e privadas.

Para quem não está familiarizado com o assunto, é chamado de ransomware um malware que sequestra o computador da vítima e pede um resgate, em dinheiro, no geral, pela liberação das informações da máquina. A vítima, ao permitir a entrada do ransomware, não consegue mais acessar os seus documentos.

No Brasil, o Cry Brazil traz a mesma proposta do WannaCry, com construção baseada no kit de desenvolvimento. As vítimas são atraídas através de golpes de pishing, ao enviar um documento falso através de e-mail. O arquivo em questão simula um PDF, no entanto, traz um executável oculto que é capaz de instalar o vírus do computador.

Como podemos nos proteger?

Como vimos, o malware é bastante sério, e qualquer pessoa pode se tornar vítima. Porém, para que isso não ocorra, é necessário tomar algumas medidas. O Cry Brazil, por fazer uso de códigos já conhecidos, boa parte dos antivírus já consegue identificar o malware e impedir a sua instalação no computador. Assim, para ficar protegido é necessário seguir algumas medidas:

  • Manter o sistema e o antivírus sempre atualizado;
  • Desconfiar os e-mails suspeitos, e nunca abrir um arquivo que não tenha sido solicitado por você;
  • Ter atenção com links desconhecidos, jamais clicar antes de ter certeza do que se trata.

Caso tenha tido o seu computador infectado pelo Cry Brazil é necessário fazer uma restauração no sistema.