Ransomware pode sequestrar computadores brasileiros

Para quem não está familiarizado com o assunto, é chamado de ransomware um malware que sequestra o computador da vítima e pede um resgate.

Ransomware pode sequestrar computadores brasileiros

Como sabemos, as ameaças virtuais estão por toda a parte e nós, usuário de internet, precisamos ficar a atentos para não nos tornarmos as próximas vítimas. O Cry Brazil, por exemplo, é um ransomware que vem chamando muito a atenção de pesquisadores de segurança digital. O problema foi descoberto ainda neste mês pelo MalwareHunterTeam, sendo que o vírus tem como alvo principal os usuários brasileiros.

Assim que for instalado, o malware criptografa e sequestra os arquivos de computadores alterando o papel de parede do Windows por uma mensagem em português solicitando o resgate para liberar os documentos.

Ransomware Crybrazil é identificado
Ransomware Crybrazil é identificado

O malware foi confeccionado com base no Hidden Tear, um projeto de código aberto utilizado para ensinar como criar um ransomware de modo básico. Deste modo, o Cry Brazil possui a mesma proposta do famoso WannaCry, que atingiu vários países e causou caos em sistemas de empresas públicas e privadas.

Para quem não está familiarizado com o assunto, é chamado de ransomware um malware que sequestra o computador da vítima e pede um resgate, em dinheiro, no geral, pela liberação das informações da máquina. A vítima, ao permitir a entrada do ransomware, não consegue mais acessar os seus documentos.

No Brasil, o Cry Brazil traz a mesma proposta do WannaCry, com construção baseada no kit de desenvolvimento. As vítimas são atraídas através de golpes de pishing, ao enviar um documento falso através de e-mail. O arquivo em questão simula um PDF, no entanto, traz um executável oculto que é capaz de instalar o vírus do computador.

Como podemos nos proteger?

Como vimos, o malware é bastante sério, e qualquer pessoa pode se tornar vítima. Porém, para que isso não ocorra, é necessário tomar algumas medidas. O Cry Brazil, por fazer uso de códigos já conhecidos, boa parte dos antivírus já consegue identificar o malware e impedir a sua instalação no computador. Assim, para ficar protegido é necessário seguir algumas medidas:

  • Manter o sistema e o antivírus sempre atualizado;
  • Desconfiar os e-mails suspeitos, e nunca abrir um arquivo que não tenha sido solicitado por você;
  • Ter atenção com links desconhecidos, jamais clicar antes de ter certeza do que se trata.

Caso tenha tido o seu computador infectado pelo Cry Brazil é necessário fazer uma restauração no sistema.

Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera!

Conteúdo relacionado

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review
Samsung

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review

É hora de comprar um dobrável? O Galaxy Z Fold 3 da Samsung está aí para apresentar o que há de mais moderno no segmento.

Como se proteger de um ataque Ramsomware?
Segurança digital

Como se proteger de um ataque Ramsomware?

Ser vítima de ransomware pode colocar seus dados vitais de negócios ou pessoais em risco de serem perdidos para sempre. Essas etapas podem ajudar a fortalecer suas defesas.

O 5 melhores antivírus para Mac em 2019
Segurança digital

O 5 melhores antivírus para Mac em 2019

A lenda de que o sistema operacional macOS é imune a pragas virtuais, como malwares e ransomware já caiu por terra. Se você tem um iMac ou Macbook, é bastante prudente usar um antivírus.