Segundo o diretor da GSMA para a América Latina, organização responsável pela padronização das telecomunicações móveis no mundo, Sebastián Cabello, a internet móvel de quinta geração, 5G, chegará ao Brasil somente em 2025.

Contudo, ele ressalta que o processo de implementação já deve ter início em 2020, mas que somente a partir de 2023 a população começará a usufruir do novo padrão de internet. A expectativa é de que até 2025, o 5G já esteja disponível em todo o Brasil e por toda América Latina, alcançando aproximadamente 45% da população.

Assim como ocorreu com a rede 4G a cerca de dois ou três anos atrás, a mesma postura deve ser adotada pelas operadoras, que utilizaram a chegada da nova geração de internet mais como marketing do que efetivamente na prática.

5
Previsão de cobertura do 5G

Entretanto, o Brasil conta com um ambiente mais favorável para adoção do 5G do que o restante da América Latina, porque o país já está com processo de desligamento da TV analógica, o que proporciona liberação de espectro eletromagnético para comunicação via telefonia móvel. Desta forma, o Brasil é um país com grande potencial para uma rápida implementação do 5G. Contudo, ainda não se pode afirmar que isso é uma vantagem em relação aos demais países da região, pois os padrões de comunicação do 5G ainda não foram 100% definidos.

De acordo com Cabello, independente de como for, incialmente, o 5G não deve ser uma tecnologia voltada de imediato ao consumidor final, mas sim, para prestação de serviço por partes das operadoras a outras companhias.

Ainda não se tem informações sobre a intenção de nenhuma operadora na implementação do 5G. Contudo, acredita-se que as três maiores, no caso, a Vivo, Tim e Claro, disputem a chegada do 5G para 2020.