O lançamento da rede 5G está próximo de chegar, isso é fato. Obviamente a tecnologia chegará primeiramente aos países desenvolvidos. As empresas de tecnologia também são grandes interessadas no assunto, exemplo disso é a Qualcomm, que já enviou os termos de uso da tecnologia para as fabricantes parceiras.

A TIM, agora, ativou a sua primeira torre com suporte a tecnologia 5G na cidade italiana de Turin onde conseguiu atingir a conexão de 20 Gigabits.

TIM inicia os testes da rede 5G na Itália
TIM inicia os testes da rede 5G na Itália

Os testes da TIM acontecem em parceria com a Ericsson que também fez algumas previsões sobre a adoção do 5G anteriormente.

O teste em questão foi o primeiro realizado na Itália e utilizou a frequência de 28 GHz em ondas milimétricas em uma tecnologia que foi desenvolvida em conjunto com a Qualcomm. De modo experimental, a TIM usou um serviço de visita virtual em tempo real para conseguir testar a capacidade da rede 5G.

Assim, foi possível através de um dispositivo VR visitar a Piazza Carlo Alberto do Politecnico de Turim, que fica localizado em outro ponto da cidade. A experiência foi bem sucedida em razão da velocidade máxima da rede 5G.

O teste feito pela TIM faz parte do programa "5G para a Itália" que iniciou em 2016 em parceria com a Ericsson e a Qualcomm.

Conforme alguns especialistas, possivelmente até 2023 a rede 5G irá se tornar popular, alcançando 1 bilhão de usuários.