Segurança é o assunto primordial entre as pessoas que acessam serviços online. Porém, nos últimos tempos não é nada incomum nos depararmos com notícias que informam o vazamento de senhas e outras informações sigilosas dos usuários.

Desta vez, segundo a empresa de segurança 4iQ, cerca de 1,4 bilhão de dados foram vazados de vários serviços, plataformas de streaming e até jogos. A base de dados foi encontrada pela empresa na dark web.

Atenção! 1,4 bilhão de logins da Netflix e Minecraft estão circulando na internet.
Atenção! 1,4 bilhão de logins da Netflix e Minecraft estão circulando na internet.

Entre os serviços que foram afetados aparecem sites como Pastebin, Linkedln, MySpace, Netflix, YouPorn, Last.FM, Zoosk, Badoo, RedBox, Minecraft, Runescape, Anti Public e Exploit.in. A quantidade de usuários é numerosa, ou seja, bastante próxima ao ataque que o Yahoo sofreu entre 2013 e 2014.

O arquivo está dividido em diretórios, em ordem alfabética, para que o uso seja facilitado. A base de dados, além de estar disponível na dark web, pode ser baixada via torrente. O material foi encontrado em 5 de dezembro em um fórum obscuro, sendo que foi considerada pela 4iQ como a maior agregação de vazamentos encontrados até o momento.

"Nenhuma senha está encriptada, e o assustador é que testamos uma amostragem dessas senhas e vimos que a maioria é verdadeira. O vazamento é quase duas vezes maior que o maior já registrado, com 797 milhões de logins."

O pacote de logins já está circulando na dark web há algumas semanas, porém, acabou ganhando maior visibilidade quando alguém postou no Reddit alguns dias atrás.

O arquivo possui um total de 41 GB e 1,4 bilhão de nomes de usuários, e-mail e combinações de senhas, fragmentados corretamente e classificados em diretórios de dois ou três níveis.

A dica para os usuários é trocar as senhas imediatamente. Caso elas sejam usadas em outros serviços, o ideal é que sejam alteradas também.