Oficina da Net Logo

Senha mais usada no mundo causa preocupação entre pesquisadores

Muitas pessoas ainda não se preocupam com os riscos do uso de uma senha fraca.

Por | @oficinadanet Segurança digital Pular para comentários

A maioria dos serviços, principalmente na internet, exige uma senha. Nem sempre é fácil decorar cada uma delas, por isso, muitas pessoas optam por usar uma simples em que seja facilmente lembrada.

Nós temos a informação que senhas mais complexas são mais seguras, principalmente as que contam com uma mescla de número e letras e ainda usando caixa alta e baixa para dificultar uma possível descoberta por parte dos hackers.

Senha mais usada no mundo causa preocupação entre pesquisadores.Senha mais usada no mundo causa preocupação entre pesquisadores.

Porém, ao que tudo indica, mesmo com o crescente investimento das empresas de tecnologia em proteger os seus usuários, muitas pessoas parecem não se preocupar com fato e continuam desatentos ao uso de senhas. Leia em destaque: Como colocar marca dágua em suas fotos?.

Um estudo feito pela Keeper Security nos Estados Unidos revelou que a senha mais comum entre as pessoas, de ambos os sexos, é “123456”. Um outro levantamento feito pela EPC Group concluiu que os homens norte-americanos usavam a palavra “password” (senha) como senha, já as mulheres usavam os nomes de seus maridos para o mesmo fim.

Para completar, a última pesquisa mostrou que 44% das pessoas usam a mesma senha para todos os sites, o que os deixa mais vulneráveis a ataques. 37% dos entrevistados troca as senhas quando o site alerta para fazer isso.

Conforme mencionado no início, a razão para o uso de senhas menos complexas está na facilidade de lembrar delas bem como a sensação de que as suas contas nunca serão invadidas.

Comentários
Carregar comentários