A Lenovo anunciou que se uniu a Intel para acabar com o uso das senhas em seus produtos. A partir de então, os novos aparelhos da companhia chegarão com uma tecnologia da Intel que dispensa o uso de senhas para a autenticação em serviços na internet.

A novidade só é possível em razão do Intel Online Connect, que utiliza padrões desenvolvidos pela FIDO (Fast Identity Online) que está presente nos processadores Intel Core da sétima e também oitava geração.

Notebooks da Lenovo utilizam tecnologia da Intel para autenticação de senhas.
Notebooks da Lenovo utilizam tecnologia da Intel para autenticação de senhas.

O funcionamento do sistema acontece de duas formas diferentes, sendo a primeira delas bastante semelhante com o modo tradicional de autenticação em sites que são protegidos por senhas. Assim sendo, o usuário entra com suas credenciais em um site com verificação em duas etapas ativada. Ao invés de receber a chave de segurança ou mesmo o código SMS para conseguir finalizar o login, o computador utiliza um sistema próprio que solicita ao usuário clicar em um único botão que funciona como esse segundo fator de autenticação.

A segunda forma está relacionada a autenticação biométrica, por isso exige um leitor de digitais que já pode ser encontrado em alguns aparelhos da Lenovo. Os dispositivos da chinesa que virão com a tecnologia inclusa são os Yoga 920, IdelPad 720s e ainda uma parte da linha ThinkPad.