No Brasil sabemos muito bem que a qualidade de internet precisa melhor muito, e nem é necessário ser um especialista para constatar isso. A rede 5G, por exemplo até 2020 deverá estar apta para ser liberada em massa. No entanto, não parece ser o caso do Brasil.

Conforme um artigo do TeleSíntese, as probabilidades de que o mercado brasileiro fique bastante atrás em relação aos outros do mundo é bastante grande. De acordo com o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CpQD, a novidade só deverá se popularizar por aqui em meados de 2030, ou seja, dez anos após o protocolo ser liberado para o mundo.

Brasil terá 5G somente em 2030, afirma vice-presidente do CPqD.
Brasil terá 5G somente em 2030, afirma vice-presidente do CPqD.

A explicação par tudo isso é simples, não há como haver um padrão disponível se ele não vier acompanhado de uma infraestrutura adequada. "O 4G foi lançado há dez anos, e no Brasil ele ainda não ultrapassou 40% da base existente", lembra Paradisi.

Vale mencionar que a rede 5G pode ser habilitadora para várias tecnologias, como dispositivos IoT a carros autônomos. Para o uso doméstico, o atraso do 5G pode ser uma preocupação, já que as pessoas ficam se questionando se haverá mesmo um atraso tão grande no acesso fácil desse tipo de conexão.