Em breve, um novo modelo de transmissão de TV deverá começar a atuar. Semelhante a internet, os comerciais televisivos poderão ser direcionados baseados no que o usuário assiste. A novidade foi apresentada durante a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos.

Por enquanto, apenas alguns canais de TV a cabo usam dados sobre o tipo de espectador que assiste um determinado programa, e com isso escolhe as campanhas que mais se adequam ao horário. Caso o projeto seja aprovado, todos os canais, tanto de TV fechada quanto aberta poderão adotar o sistema.

Semelhante a internet, canais de TV exibirão propagandas baseadas no que você assiste.
Semelhante a internet, canais de TV exibirão propagandas baseadas no que você assiste.

No entanto, a novidade deixou muita gente assustada em razão dos "dados obtidos pelas TVs", já que isso pode ser visto como uma invasão de privacidade.

"Se o novo modelo permite que as transmissoras coletem dados de uma forma que ela não poderia fazer anteriormente, acredito que os consumidores deveriam saber disso", disse o assessor sênior de políticas da Consumers Union, Jonathan Schwantes.

As emissoras de TV, no entanto, veem a novidade como um meio de avançar no consumo de programação de TV, que acabou ficando defasada em virtude do avanço da internet.