No que diz respeito a tecnologia global, o Brasil continua em baixa, principalmente no que se refere as baixas velocidades de internet. De acordo com um novo ranking publicado pela Ookla, responsável pelo site Speedtest.net, o país está na faixa da 70ª posição no mundo, tanto em banda larga quanto em velocidade móvel. O estudo é publicado mensalmente e tem como amostras os testes de velocidade realizados através da plataforma.

Mesmo estando em uma posição desfavorável, a boa notícia é que a velocidade da internet vem crescendo mês a mês em um movimento bastante lento, porém, constante. Mesmo assim, o Brasil aparece atrás de países como o Líbano, Guatemala, Peru e Malásia em velocidade móvel e Bósnia e Herzegovina, Sri Lanka, entre outras.

No que diz respeito a banda larga fixa, o Brasil aparece na 72ª posição entre os 133 países no ranking. Os resultados correspondem ao mês de julho. O país apresentou médias de download de 16,42 Mbps, enquanto para upload a velocidade ficou na faixa de 6,46 Mbps. Porém, vale ressaltar que no ano passado, os números eram de 13,57 Mbps para download e 4,92 Mbps para upload.

Números da velocidade de internet do Brasil
Números da velocidade de internet do Brasil

Em relação a internet móvel, a posição é um pouco pior, sendo que o Brasil aparece apenas na 76ª colocação. Mesmo assim, a evolução foi grande. O resultado de julho mostra uma taxa de download de 14,91 Mbps, já a de upload fica em 5,93 Mbps em média. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, os números eram de 11,49 Mbps para download e 4,31 Mbps para upload.

Se compararmos os números relativos ao Brasil com os do topo da lista, percebemos o quanto a nossa internet ainda é precária. Cingapura, que aparece em primeiro lugar, possui média de 154,38 Mbps de download e 151,64 Mbps para upload. No que diz respeito a banda larga móvel, a primeira colocada é a Noruega, com taxa de download de 52,59 Mbps e upload de 14,82.