Segundo o relatório atualizado da OpenSignal, a cobertura de internet 4G aumentou no Brasil e em destaque está a operadora Claro que apresenta maior velocidade, ou seja, conseguiu manter a sua posição divulgada em janeiro.

Sendo assim, vejamos que temos boas notícias quanto as operadoras, pois todas apresentaram melhorias se comparado com analises anteriores, com exceção da Vivo. Os dados da respectiva pesquisa foram coletados em maio, com objetivo de verificar a real velocidade das redes sem fio do país e levantar dados sobre a cobertura e a latência oferecida pelas operadoras.

A Claro lidera a pesquisa com velocidade de download que bate 29,21 Mb/s megabits por segundo, comprovando o famoso "mega" em seus comerciais sobre internet. Enquanto que a Vivo encontra-se em segunda posição apresentando 20,59 Mb/s;  a Oi em terceira posição com 15,27 Mb/s e a Tim, com 13,47 Mb/s. Embora a coleta destes dados tenha apresentado melhorias para a rede 4 G no Brasil, ela ainda está entre as piores do mundo.

Claro tem maior velocidade de internet 4G no Brasil
Claro tem maior velocidade de internet 4G no Brasil

Quanto ao 3G quem lidera é a Nextel que consegue alcançar uma velocidade de 4,61 Mb/s, enquanto que visualizamos a Claro em segundo lugar com 4,29 Mb/s e posteriormente surgem a Tim com 4,03 Mb/s, a Vivo com 3,3 Mb/s e finalmente a Oi com 2,73 Mb/s.

Média de velocidade do sinal 4G
Média de velocidade do sinal 4G

Já na cobertura 4G temos TIM e Vivo que garantem 65,1% e 62,3% de disponibilidade da rede de quarta geração, a Claro, 49,4% e em seguida, a Oi com 48,6%.

Esta medição não se refere à área de cobertura territorial alegada pela operadora, mas sim, referem-se ao tempo em que os dispositivos ficam conectados à uma rede 4G.

Pesquisa da OpenSignal revela que cobertura 4G da Tim e Vivo são as melhores
Pesquisa da OpenSignal revela que cobertura 4G da Tim e Vivo são as melhores

A OpenSignal também realizou um estudo sobre a latência do sinal, ou seja, os resultados demonstram a quantidade de atraso entre a troca de informações (celular/operadora). As quatro grandes operadoras brasileiras conseguiram atingir médias que oscilam entre 57 a 67 milissegundos de tempo de resposta.

A Nextel lidera mais uma vez quanto a latência do 3G, conseguindo atingir 92 milissegundos, enquanto que a Oi possui a pior representação neste quisito, 138 milissegundos de atraso.