Sabe quando você está navegando no feed do Instagram e encontra um vídeo que deseja ver, mas não tem como ativar o som naquele momento? Ou ainda, quando você quer publicar um vídeo, mas queria que as legendas fossem geradas automaticamente?

Em suma, o Instagram disponibiliza um recurso para ativas legendas automáticas, tanto em conteúdos do seu feed, quanto em vídeos que você pública. O processo de ativar ou desativar legendas é um processo muito simples. Inclusive, o rival TikTok também possui esse recurso, que torna a plataforma mais acessível à pessoas surdas e deficientes auditivas.

A habilitação da função é realizada através das configurações da conta. E você pode alterar a função manualmente durante a reprodução de cada vídeo. As legendas estão disponíveis em 17 idiomas: inglês, espanhol, português, francês, árabe, vietnamita, italiano, alemão, turco, russo, tailandês, tagalo, urdu, malaio, hindi, indonésio e japonês.

Sendo assim, confira abaixo, como ativar ou desativar as legendas automaticamente de vídeos no Instagram.

    Como ativar legendas no Instagram na hora de postar um vídeo?

    Se você quer que a sua postagem em vídeo possua legendas geradas de forma automática, é necessário ativar a função da seguinte forma:

    1. Acesse o seu Instagram;
    2. Em seguida, no sinal de + que está disponível na parte superior da tela, clique e escolha a opção Publicar. Depois disso, grave ou escolha o vídeo que deseja postar;
    3. Depois de selecionar ou gravar o vídeo, vai aparecer uma tela na qual você pode escolher o filtro. Sendo assim, faça a sua escolha e em seguida, clique em Avançar no canto superior direito;
    4. Posterior a isso, clique em Configurações avançadas;
    5. Logo após, clique em Acessibilidade;
    6. Depois disso, ative a opção Mostrar legendas. Em suma, é essa opção que possibilitará que os seus vídeos gerem legendas de forma automática. Depois de ativar, toque na seta de voltar no canto superior esquerdo;
    7. Ademais, insira a legenda, marcações de usuários e localização, se quiser e logo após, clique no botão azul Compartilhar, na parte inferior da tela.

    Pronto. O seu vídeo será liberado para ser publicado com legendas automáticas.

    Como ativar legendas no Instagram em um vídeo que aparece no feed?

    Depois de saber como adicionar a legenda quando postar o vídeo, vamos te explicar como ativar a função nas publicações em vídeo que aparecem no seu feed. Em suma, o processo também exige uma configuração. Abaixo, confira o passo a passo:

    1. Abra o seu Instagram;
    2. Em seguida, acesse o seu perfil;
    3. Depois disso, no canto superior direito, clique no menu hambúrguer;
    4. Logo após, nas opções que aparecem na parte inferior da tela, toque na primeira, em Configurações;
    5. Posterior a isso, na lista de opções de configurações que aparece, toque em Conta;
    6. Em seguida, abaixo de Idioma, escolha a configuração Legendas;
    7. Depois disso, ative a opção de legenda, e a deixe azul.

    Ademais, você também pode gerenciar as legendas no próprio vídeo que aparece no seu feed, da seguinte forma:

    1. No vídeo que você quer habilitar as legendas, toque nos três pontinhos no canto superior direito;
    2. Em seguida, toque em Gerenciar legendas;
    3. Logo após, no menu que aparece na parte inferior, toque na opção Gerenciar legendas;
    4. Por fim, na parte inferior da tela, vai aparecer a opção de ativar as Legendas. Para isso, clique para deixá-la azul.

    Como desativar a legenda de um vídeo que publiquei?

    Antes de mais nada, vale ressaltar que se você retirar a legenda de um vídeo publicado, não será possível adicionar as escritas novamente. Sendo assim, pense bem antes de realizar a função. Por outro lado, se você quer mesmo desativar a legenda, confira o passo a passo abaixo:

    1. Acesse o vídeo publicado por você;
    2. Em seguida, selecione o menu de três pontinhos;
    3. Logo após, clique em Editar;
    4. Posterior a isso, toque em Remover legendas.