Seguindo a rotina, nesta segunda-feira (2), o Instagram novamente apresentou falhas e não permitiu que usuários completassem o login. Centenas de usuários foram ao Twitter para relatar o problema, o que fez a hashtag #InstagramCaiu estar entres os tópicos mais comentados do país. Embora o problema tenha afetado muitas pessoas, alguns relataram que sua conta estava funcionando normalmente, o que dificulta a conclusão sobre a causa da falha.

Instagram sofre instabilidade nesta segunda

Na grande maioria dos casos, os usuários da rede social relataram que ao tentarem realizar o login na conta, uma mensagem dizendo que "o app limitou a frequência com que você pode realizar certas ações" aparecia na tela. Em outras situações, essa mensagem era exibida quando o usuário tentava realizar ações comuns da plataforma, como curtir uma foto, publicar um stories ou até enquanto navegava no feed. A situação assustou a galera que achou que sua conta havia sido hackeada.

Confira os tweets de alguns desses usuários:

O Downdetector, plataforma que analisa o funcionamento dos serviços online em tempo real, mostrou um pico de 453 notificações às 17h39. A queda significativa do gráfico ocorreu por volta das 19h09. Entre as questões mais relatadas estão "falha geral", "compartilhamento" e "upload".

Usuários fora do Brasil também foram afetados

Além do Brasil, usuários dos Estados Unidos também foram afetados. Segundo o Downdetector, as notificações chegaram em 5.901 no país. O histórico fornecido pelo site mostra que o Instagram tem caído de forma rotineira. Em junho, por exemplo, o Instagram saiu do ar sete vezes, e em julho, foram três, uma delas sendo realtada como isntabilidade geral.

A rede parece ter enfrentado ainda mais problemas nos Estados Unidos.

O que o Instagram diz?

Questionada pelo Oficina da Net, o porta-voz da rede emitiu o comunicado:

"Sabemos que algumas pessoas estão tendo problemas para postar e visualizar conteúdo no Instagram. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente."