Na noite desta quarta (9), os servidores dos aplicativos do Facebook, Instagram e WhatsApp passam por instabilidade e afetam usuários do mundo todo. Os problemas identificados estão em relação com o envio de mensagens, atualizações de feed e lentidão na interface e abertura dos aplicativos.

As primeiras reclamações foram publicadas a partir das 19h. O DownDetector, plataforma que monitora a queda de diversos serviços da internet, continua registrando as reclamações de vários países do mundo. No exato momento em que essa matéria foi produzida, o pico de queixas sobre os três serviços do universo do Facebook atingiram o seu ápice por volta das 19h30 (horário de Brasília) quando um total de 5.000 reclamações foram publicadas.

Relatos de reclamações do Facebook no DownDetector.
Relatos de reclamações do Facebook no DownDetector.

ATUALIZAÇÃO: Durante os testes que fizemos, conseguimos identificar que é possível enviar e receber mensagens no WhatsApp, porém existe um delay para isso. No Facebook e no Instagram, o feed não atualiza. Em alguns momentos até se exibe o conteúdo, mas não por muito tempo. Ao que tudo indica, a versão para desktop dos três serviços também é afetada em alguns casos - usuários tem relatado que expecionalmente alguns de seus serviços continuam operando normalmente.

CAUSA: O Facebook, detentor do direito dos três serviços, ainda não divulgou nenhum comunicado sobre o motivo desta instabilidade. Assim que houver uma posição, esse post será atualizado.

Twitter continua vivo

Muitos usuários recorreram ao Twitter para relatar a instabilidade ou queda nos apps de forma pública, alguns deles até famosos, como o youtuber Felipe Castanhari.