Desde o início da pandemia o Facebook vem trabalhando para criar soluções que visam impedir a disseminação de notícias falsas na plataforma, seja sobre política, Coronavírus (Covid-19) ou demais assuntos. A rede social anunciou nesta semana que adotará regras mais rígidas contra os usuários que frequentemente compartilham notícias sinalizadas como falsas.

Uma das medidas adotadas para reduzir a divulgação das fake news foi é a chegada de um sistema que informará automaticamente se a página em questão é popularmente conhecida por postar notícias falsas, orientando que o usuário não compartilhe para que não sofra com as novas restrições.

Novas restrições na rede social

O Facebook anunciou que irá limitar a visualização de notícias falsas, dessa forma publicações que contenham fake news terão seu alcance restringido. Além disso, usuários que compartilharem frequentemente esse tipo de conteúdo poderão ter a conta suspensa e em casos mais graves serem banidos da rede social.

Informações sobre publicações. (Foto: Divulgação/Facebook).
Informações sobre publicações. (Foto: Divulgação/Facebook).

O Instagram também possui medidas contra a divulgação de notícias falsas, utilizando palavras-chaves relacionadas a Covid-19, adicionando informações verificadas sobre a doença. Diferentemente do Facebook, o Instagram possui um regime mais rígido com os usuários que compartilham conteúdo enganoso, limitando a possibilidade de comentar, publicar stories ou postar novas fotos no perfil.

"A partir de hoje, reduziremos a distribuição de todas as postagens no Feed de notícias da conta de um indivíduo no Facebook se eles compartilharem repetidamente conteúdo classificado por um de nossos parceiros de verificação de fatos.", afirmou a empresa.

Recentemente o YouTube iniciou a remoção de vários vídeos em que o criador de conteúdo menciona formas de tratamento alternativas e que não possuem eficácia garantida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre os vídeos removidos estão aqueles que tratam de forma positiva sobre a Hidroxicloroquina, tratamento precoce ou o chamado 'kit Covid'.

Fonte