O Instagram acaba de anunciar que uma nova versão para crianças está em desenvolvimento e será apenas para usuários com idade inferior a 13 anos. Os objetivos se concentrarão na proteção da privacidade e das informações dos jovens que usam o aplicativo de mídia social.

Vishal Shah, vice-presidente do Instagram, compartilhou detalhes vitais sobre a nova mudança. Ele escreveu no quadro de mensagens dos funcionários sobre a importância dos jovens e de sua proteção na internet.

"Estou animado em anunciar que, no futuro, identificamos o trabalho com jovens como uma prioridade para o Instagram e o adicionamos à nossa lista de prioridades H1."

Mencionando os adolescentes e sua segurança ao usar plataformas online, ele escreveu:

"Estaremos construindo um novo pilar da juventude dentro do Grupo de Produto da Comunidade para nos concentrar em duas coisas: (a) acelerar nosso trabalho de integridade e privacidade para garantir a experiência mais segura possível para os adolescentes e (b) construir uma versão do Instagram que permita às pessoas com menos de aos 13 anos para usar o Instagram pela primeira vez com segurança."

Atualmente, o Instagram proíbe adolescentes menores de 13 anos de usar o aplicativo de mídia social. Depois de seu vice-presidente, o chefe principal, Adam Mosseri, confirmou, em seu tweet, que uma versão do aplicativo é "algo que estamos explorando".

Mosseri disse que, depois do Messenger Kids, o novo avatar do Instagram para adolescentes realmente provaria ser ótimo.

Privacidade se tornando uma prioridade significativa

A notícia de uma versão renovada do popular portal de compartilhamento de fotos chega poucos dias após a postagem no blog da empresa. Tratava-se de "proteger os jovens". Em sua postagem oficial no blog, o Instagram concordou que algumas pessoas podem mentir sobre sua idade real ao se registrar no aplicativo.

Agora, a confirmação de uma versão para adolescentes parece ser a solução perfeita para tais situações (ou não). Afinal, se mentem as idades para se passarem por mais velhos, podem outros usuários mentirem suas idades para baixo, se passando por mais jovens.

Como os menores de 13 anos não precisarão mentir sobre a data de nascimento ao se inscreverem, eles terão uma plataforma dedicada apenas para eles. Falando no cenário atual, então parece um bom passo em relação ao serviço do Facebook.

Hoje em dia, tornou-se impossível evitar que jovens, crianças pequenas, entrem no mundo online de conteúdos indesejados. Com uma versão alternativa de um aplicativo de mídia social popular como o Instagram, eles só podem ver e compartilhar o conteúdo que pensam. Não haverá nada extra que eles verão, o que não é obrigatório.

O imenso impacto da Internet e dos aplicativos em alta já afetou a maneira como as crianças se comportam e interagem. Portanto, deve haver alguma restrição ou limite para o que eles estão pesquisando e fazendo em vários portais. E como a privacidade é tão valiosa no momento, todas essas etapas acabarão se revelando cruciais.