Recentemente o Instagram começou a implementar novas políticas para limitar as interações entre usuários adolescentes e adultos na rede social. A empresa tomou a decisão de proibir adultos de enviarem mensagens diretas (DMs) para adolescentes que eles não seguem, pois isto pode significar, segundo a companhia, "um comportamento potencialmente suspeito".

Agora o aplicativo passará a exibir "avisos de segurança" aos adolescentes dando a opção de denunciar ou bloquear adultos que estão enviando mensagens a eles. O sistema de segurança do app irá lembrar os usuários jovens para não se sentirem pressionados a responder às mensagens e "ter cuidado ao compartilhar fotos, vídeos ou informações com alguém que você não conhece."

A partir de agora, irão começar a aparecer avisos quando o sistema de moderação do Instagram detectar comportamentos suspeitos de usuários adultos. Não foi dito pela empresa como será funcionamento desta funcionalidade, mas informa que a detecção de comportamentos suspeitos pode ocorrer quando há o envio de "uma grande quantidade de solicitações de amigos ou mensagens para menores de 18 anos".

Novos adolescentes que criarem uma conta no Instagram serão incentivados a tornarem seu perfil privado. Caso, mesmo com o aviso, a pessoa insistir em criar uma conta publica, o Instagram irá enviar uma notificação depois demonstrando os "benefícios de uma conta provada e lembrando-o de verificar suas configurações."

Instagram está desenvolvendo um detector de idade

Além do novo sistema de segurança para adolescentes citado acima, o Instagram também afirma que está desenvolvendo uma nova "tecnologia de inteligência artificial e deep learning" na tentativa de detectar a idade de uma pessoa ao se cadastrar na rede social. Atualmente, o aplicativo exige que os usuários tenham 13 anos ou mais para participar, porém isto é fácil de burlar.

O que achou das ações que estão sendo tomadas pelo Instagram? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!