Em 2018 o Instagram lançou a versão lite de seu aplicativo, porém, no ano passado ele foi retirado da Play Store em 2020. Felizmente, o app está voltando agora melhor do que nunca com seus novos recursos. Segundo os desenvolvedores, o Instagram lite começou a ser disponibilizado hoje para Android em mais de 170 países e sua instalação necessita de apenas 2MB (contra 30MB da versão normal).

O que há de novo no Instagram lite?

De acordo com o que foi divulgado, o Instagram lite pode agora enviar mensagens diretas (DMs), gravar e postar vídeos. Além disto, há também na guia na parte inferior da tela um atalho para os Reels, omitindo o acesso ao botão de compras.

O gerente de produto do Instagram Lite, Nick Brown, diz que "não há planos" para trazer as compras para a versão lite do app. Entretanto, como o Reels conseguiu "muito envolvimento" na Índia, a empresa decidiu manter esta funcionalidade em específico no app. Porém, na versão lite os usuários não poderão criar seus próprios Reels a partir do app, nem utilizar filtros faciais de realidade aumentada. Será possível somente utilizar adesivos, GIFs e texto nos Reels postados no Instagram Lite, efeitos que utilizam menos dados.

Versões mais leves de aplicativos é comum

Diversas empresas acabam por desenvolver versões mais leves de seus aplicativos, pois há muitos usuários no mundo que utilizam dispositivos mais antigos, sem muita capacidade de processamento. Em 2015, por exemplo, o Facebook chegou a lançar a versão lite de seu app, enquanto o TikTok teve a sua em 2019.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!