O Instagram tem anunciado diversas novidades em sua plataforma, justamente para se encaixar nas novas tendências do momento. Por exemplo, no início de fevereiro, a rede social anunciou a implementação dos Stories em sentido vertical, formato inspirado no TikTok. Agora, chamada de Live Rooms, a plataforma dispõe de um recurso apropriado para fazer transmissões ao vivo com seus amigos.

O recurso basicamente é o mesmo Lives do Instagram que todos nós já conhecemos, nesse caso porém, só é possível ter o anfitrião e convidar uma única pessoa, o que pode ser utilizado para realizar entrevistas por exemplo, sendo transmitido ao vivo para todos os seus seguidores. Em contrapartida, o Live Rooms (ou Salas ao Vivo, em tradução literal) permite até 4 pessoas de uma só vez, sendo apresentadas na tela do espectador em formato de mosaico, o que garante maior interatividade entre os participantes do vídeo e público.

Outro ponto interessante, é que os seguidores que estiverem acompanhando uma Live Rooms ao vivo ainda podem acessar outras partes da rede social, como a aba Shopping por exemplo.

Como utilizar o Live Rooms no Instagram?

Para iniciar uma Live Room basta iniciar a câmera do aplicativo e deslizar o dedo sob os controles inferiores para a esquerda até localizar a opção "Ao Vivo". Agora você pode adicionar um título para a sua transmissão. Depois toque no ícone de Live para adicionar até 3 pessoas na sua transmissão. Essa função também exibirá as solicitações de seus amigos para participarem da sua live.Vale lembrar que você não precisa adicionar os três participantes de uma vez, podendo ser inseridos no decorrer da transmissão, desde que esteja respeitando o limite de quatro pessoas.

O Live Rooms permite realizar transmissões a vivo com até 4 pessoas de uma vez. (Imagem: Divulgação / Instagram)
O Live Rooms permite realizar transmissões a vivo com até 4 pessoas de uma vez. (Imagem: Divulgação / Instagram)

Leia também:

Assim que uma transmissão é iniciada, todos os seus seguidores são notificados, e isso tem ajudado os criadores de conteúdo a ficarem mais próximos de seu público, alcançando cada vez mais pessoas.

O Live Rooms ainda não está disponível para todos os usuários, mas será liberado aos poucos para Android e iOS.