O novo sistema operacional mobile da Apple, mesmo que em versão beta, já descobriu algo muito importante para a privacidade dos usuários. O iOS 14 mostrou que alguns aplicativos como o LinkedIn, o Reddit e o Tik Tok estavam copiando dados na área de transferência no começo desse mês de julho. Agora o Instagram também foi pego pelo sistema operacional por estar mantendo a câmera ligada quando não deveria estar em uso enquanto o aplicativo está aberto. Isso foi identificado a partir do relato de vários usuários que afirmaram que havia um indicador de que a câmera estaria em uso mesmo sem eles estarem realizando atividades no aplicativo.

Esses usuários haviam instalados a versão beta do iOS 14, que por sua vez exibe um indicador verde para "Câmera Ligada". Acontece que esse mesmo indicador permaneceu ativo durante diferentes momentos de uso do Instagram em que não se estava efetivamente tirando fotos ou gravando algum vídeo. Por exemplo, a simples visualização do feed do app já acusava "Câmera Ligada".

Um porta-voz da rede social afirmou em entrevista ao portal americano The Verge que "Nós acessamos sua câmera somente quando você solicita, por exemplo, quando você desliza de Feed para Câmera. Descobrimos e estamos corrigindo um bug no iOS 14 Beta que indica erroneamente para algumas pessoas que a câmera está em uso quando ela não está", disse o porta-voz. "Não acessamos sua câmera nesses casos e nenhum conteúdo é gravado."

Uma atualização para o novo iOS deverá ser lançada para corrigir esse alegado bug. Algo similar já aconteceu no passada com o app do Facebook, que apresentou um bug também no iOS que ativava a câmera em segundo plano e sem a permissão do usuário enquanto o app estava aberto.