Muitos fones de ouvido Bluetooth não funcionam adequadamente no PlayStation 5 (PS5) e se você está aqui, já deve saber disso. Entretanto, há formas de resolver este problema, além de melhorar a latência do áudio. Confira o motivo pelo qual o PS5 impede a conexão de fones de ouvido Bluetooth, como driblar isso e quais os modelos de fones sem fio compatíveis com o console da Sony capazes de entregar um bom nível de volume e qualidade de som.

O que acontece ao conectar um fone de ouvido Bluetooth ao PS5

Ao conectar fones de ouvido Bluetooth no PS5, o console apresenta problemas para permitir a transmissão de áudio - As diferentes maneiras de resolvê-los. Fonte: YouTube (canal Hardware Canucks)
Ao conectar fones de ouvido Bluetooth no PS5, o console apresenta problemas para permitir a transmissão de áudio - As diferentes maneiras de resolvê-los. Fonte: YouTube (canal Hardware Canucks)

Ao tentar conectar um fone de ouvido Bluetooth ao PlayStation 5, caso ele não seja da Sony, geralmente será exibida uma mensagem dizendo que o PS5 não suporta oficialmente acessórios de áudio Bluetooth (código CE-109531-9). Entretanto, há algumas formas de driblar essa barreira imposta pela Sony, que faz isso propositalmente para não ter que lidar com reclamações de usuários com relação ao áudio devido às limitações da conexão Bluetooth.

Mensagem com aviso sobre o PS5 não suportar dispositivos de áudio Bluetooth (código CE-109531-9). Fonte: YouTube (canal Hardware Canucks)
Mensagem com aviso sobre o PS5 não suportar dispositivos de áudio Bluetooth (código CE-109531-9). Fonte: YouTube (canal Hardware Canucks)

Por que a conexão Bluetooth é ruim para a transmissão do áudio?

Infelizmente a conexão Bluetooth é ruim para a transmissão do áudio. Ao escutar o som da trilha sonora de um jogo, por exemplo, você não irá perceber que há uma latência [1] consideravelmente maior comparado à transmissão do sinal via cabo. Entretanto, quando você observa a reprodução de efeitos especiais como, por exemplo, os sons de tiros ou explosões, irá notar um certo atraso entre a reprodução do som e a imagem exibida.

Essa demora na reprodução ocorre devido ao tempo que leva para haver a compressão e descompressão do áudio, além do processamento do mesmo no PS5 e no fone de ouvido. Dentro de cada um deles há um receptor/transmissor Bluetooth, responsável pela conexão sem fio, além de um DAC (Digital to Analog Converter ou Conversor Digital para Anlógico), um amplificador, entre outros componentes ligados à reprodução do som.

Dependendo do formato do arquivo de áudio utilizado e do codec de áudio Bluetooth [2] suportado pelo fone de ouvido e pelo PS5, o tempo de processamento pode aumentar consideravelmente. Um exemplo disso é a configuração do formato de áudio selecionado para ser utilizado pelo PlayStation 5, que ao optar pelos formatos Dolby Atmos, Dolby Audio ou DTS ao invés do PCM Linear, a latência ficará mais elevada.

Trocando o formato de áudio para PCM Linear no PS5 para diminuir a latência (delay). Fonte: YouTube (canal Hardware Canucks)
Trocando o formato de áudio para PCM Linear no PS5 para diminuir a latência (delay). Fonte: YouTube (canal Hardware Canucks)

Se você utilizar o microfone do fone de ouvido, a latência irá aumentar e a qualidade de áudio será degradada consideravelmente. O motivo disso é a banda limitada para a transmissão do som do jogo mais o áudio do microfone.

Ao receber os dados dos sons do jogo e enviar o áudio do microfone de forma simultânea, o sinal do Bluetooth acaba degradando muito a qualidade do áudio, pois o fluxo de dados máximo da conexão é insuficiente para a tarefa. Desta forma, ao alternar o perfil (profile) Bluetooth de A2DP (Advanced Audio Distribution Profile) para HFP (Headset Profile) ou HSP (Handsfree Profile), você notará uma degradação instantânea no áudio.

[1] Latência é o tempo que leva para iniciar o processo até a execução do mesmo (exemplo: você aperta o botão para a reprodução de um vídeo e ele demora alguns segundos para iniciar).

[2] O codec de áudio Bluetooth determina como o sistema Bluetooth irá realizar a transmissão de dados digitais do seu celular ou notebook para os fones de ouvido. Para isso, há uma conversão do arquivo de áudio local para um formato específico que foi desenvolvido para ser utilizado na transmissão de áudio sem fio (exemplo: SBC, aptX, LDAC).

Utilize conexões sem fio diferentes para evitar a degradação do áudio

Para evitar a degradação do áudio, a saída encontrada pelas fabricantes de fones de ouvido foi utilizar duas conexões sem fio diferentes, a Bluetooth e a Wireless 2.4Ghz. Normalmente, para obter uma estabilidade na transmissão, é utilizado um dongle capaz de transmitir e receber os sinais sem fio.

Alternativa: Utilizar microfones externos

Utilizar microfones externos dedicados no PS5 - Na foto o Logitech G Yeti GX. Fonte: Logitech
Utilizar microfones externos dedicados no PS5 - Na foto o Logitech G Yeti GX. Fonte: Logitech

Outra alternativa para evitar a degradação do áudio dos fones de ouvido sem fio é utilizar microfones externos. Exemplos que funcionam bem no PS5: Logitech G Yeti GX, Elgato Wave 3 e Antlion Modmic Wireless.

Headsets que utilizam conexão sem fio hibrida

Fones de ouvido com microfone (headsets) que utilizam conexão sem fio hibrida - Na foto o Audeze Maxwell. Fonte: Audeze
Fones de ouvido com microfone (headsets) que utilizam conexão sem fio hibrida - Na foto o Audeze Maxwell. Fonte: Audeze

Há alguns fones de ouvido com microfone (headsets) que utilizam uma conexão sem fio hibrida (Bluetooth e Wireless 2.4 GHz). Alguns exemplos de bons fones de ouvido com este recurso:

  • Audeze Maxwell
  • SteelSeries Nova 7 Wireless
  • SteelSeries Nova Pro Wireless

O outro problema: A inconsistência de volume no PS5

A maioria dos fones de ouvido sem fio que não são da Sony sofrem com limitações de volume. Isso pode acontecer tambem ao conectar fones cabeados no controle DualSense quanto conectando um DAC/amp USB diretamente no PS5.

Note que os DAC/amps USB compatíveis com o PlayStation 5 são aqueles que suportam o USB Audio Class 1 (UAC1). Exemplos de DAC/amps compatíveis com o USB UAC1:

  • Creative SoundblasterX G6 (tem saída P2 para microfone, caso o áudio não saia, resete o dispositivo apertando o knob de volume por 5 segundos)
  • FiiO KA11
  • FiiO KA13
  • FiiO KA17
  • Mayflower ARC MK2 (tem saída P2 para microfone)
  • Schiit Audio Fulla (tem saída P2 para microfone)
  • Schiit Audio Hel (tem saída P2 para microfone)
  • Shanling UA2
  • Shanling UA3
  • Shanling UA5
DAC/amps USB compatíveis com o PlayStation 5 que tem suporte ao USB Audio Class 1 (UAC1) - Na foto o Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri
DAC/amps USB compatíveis com o PlayStation 5 que tem suporte ao USB Audio Class 1 (UAC1) - Na foto o Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri

Uma alternativa para não ligar um dispositivo de áudio via cabo no PS5 é conectando na saída ótica de uma smart TV. Desta forma, você não irá depender mais do suporte ao USB UAC1 e provavelmente terá uma qualidade de som melhor. Observe que a mudança do Dolby Atmos para PCM Linear ainda pode influenciar aqui.

Diferenças entre as conexões USB do PS5 e a saída ótica da TV

Há duas formas de conectar dispositivos de áudio cabeados no PS5: via USB e via saída ótica. Confira abaixo os prós e contras de cada conexão.

Via USB (conectando no PS5)

Prós:

  • Os fones de ouvido podem usar o áudio 3D Tempest do PS5.
  • Você usará menos cabos.

Contras:

  • Menos opções de DAC/amps compatíveis com UAC1.
  • Menor qualidade de som devido às limitações do UAC 1.0 (taxa de amostragem/sample rate até 96kHz).

Via Óptica (conectando na saída da smart TV)

Prós 💚

  • Os fones de ouvido podem usar o som surround virtual de 7.1/5.1 canais do PS5 (conectando o console à TV via HDMI 2.1/eARC).
  • Muitas opções de DAC/amp.
  • Melhor qualidade de som devido à taxa de amostragem (sample rate) de até 192kHz.

Contras ❌

  • Não é possível usar o áudio Tempest 3D e possivelmente 7.1/5.1 canais (não disponível via conexão do console na TV com HDMI2.0/ARC)
  • Mais cabos

Utilizando o DualSense para conectar o fone de ouvido

De acordo com os testes do canal DanialZH, ao utilizar o controle DualSense para conectar jogar, indicamos que você utilize o controle conectado via cabo USB ao console, pois assim a latência nos comandos dados ao pressionar os botões irá diminuir para menos de 1ms. Para efeito de comparação, ao utilizar a conexão Bluetooth do DualSense, o delay na transmissão do sinal aumenta para em média 11ms.

Entretanto, de acordo com testes, não há muita diferença na latência ao utilizar fones de ouvido, mesmo comparando a utilização de um dongle (transmissor/receptor Bluetooth) com a conexão direta de um fone cabeado com plugue 3,5mm na saída P2 do DualSense, mesmo que ele esteja conectado a um cabo USB no PS5. O delay irá variar entre 31ms e 34ms nestes casos.

Ainda assim, a utilização de fones de ouvido cabeados ainda será melhor que 90% dos fones de ouvido sem fio tanto em termos de volume quanto de qualidade de som. Basta tomar cuidado ao escolher um fone cabeado que tenha alta sensibilidade e baixa impedância, pois desta forma não será preciso utilizar um amplificador externo ao conectar diretamente na saída de fones 3,5mm do DualSense.

Conectar um fone de ouvido cabeado no DualSense será a melhor opção para quem quer qualidade. Fonte: YouTube (canal Hardware Canucks)
Conectar um fone de ouvido cabeado no DualSense será a melhor opção para quem quer qualidade. Fonte: YouTube (canal Hardware Canucks)

Caso queira utilizar fones de ouvido do tipo in-ear na saída de fones do DualSense, uma boa alternativa é utilizar modelos que possuem cabo removível para conectar um cabo que tenha um microfone boom (aquele que vai até a boca), como mostro neste artigo. Alguns exemplos de bons fones cabeados: "TRUTHEAR x Crinacle ZERO:RED", "Moondrop Chu II" e "7Hz Salnotes 2".